Encontre atendimento odontológico gratuito - Jornal Fato
Geral

Encontre atendimento odontológico gratuito

Para garantir a oferta desses serviços, a Secretaria Municipal de Saúde conta com equipe de 64 dentistas


População pode ter acesso a procedimentos básicos e complexos, como o tratamento de canal - Imagem Ilustrativa

Em Cachoeiro de Itapemirim, a população pode encontrar atendimento odontológico em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O município tem, ainda, dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e uma Clínica Odontológica Infantil (COI). Os atendimentos são ofertados pela prefeitura, via Sistema Único de Saúde (SUS).

Para garantir a oferta desses serviços, a Secretaria Municipal de Saúde conta com equipe de 64 dentistas. Nas unidades básicas, são realizados diagnóstico oral, extração, dentística (restauração), periodontia (remoção de tártaro, limpeza) e atendimentos de urgência e emergência.

Os CEOs recebem os pacientes que necessitam de tratamento especializado de maior complexidade, os quais são encaminhados pelos dentistas das UBS. Os serviços disponíveis nesses centros são os de tratamento de canal, atendimento a paciente especial, cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia (cirurgias) e colocação de prótese total.

Já a Clínica Odontológica Infantil recebe crianças de até 12 anos que demandam atendimento diferenciado, por motivos inerentes à faixa etária. Para isso, o COI dispõe de odontopediatras, especialistas no tratamento com esse público.

Os interessados em atendimento devem procurar o setor de odontologia das unidades dos locais onde moram para realizar o agendamento. Para os moradores de bairros e distritos em que as unidades de saúde não possuem consultório odontológico, basta procurar a unidade mais próxima que ofereça os serviços.

"A prefeitura dispõe de profissionais muito qualificados para atender à grande demanda por atendimento odontológico no município. Há um esforço constante para dar agilidade e qualidade ao atendimento clínico e também reforçar ações de prevenção", afirma a coordenadora de Prevenção e Promoção de Saúde Bucal da Semus, dentista Graziela Baptista Pinto.

 

Preventivo nas escolas

A equipe de dentistas da prefeitura também realiza ações educativas de prevenção nas escolas municipais e estaduais de Cachoeiro. As atividades incluem palestras para os estudantes, orientação aos pais e responsáveis e escovação supervisionada e aplicação de flúor nos alunos.

"Uma boa saúde bucal é de extrema importância, influenciando diretamente nos aspectos gerais do indivíduo. A literatura médica informa que focos de infecção podem desencadear desde problemas cardíacos até partos prematuros, no caso de gestantes. Trabalhamos para que esses serviços sejam cada vez mais reforçados, tanto na cidade quanto no interior de Cachoeiro", destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

 

Atendimento

 

Aeroporto

Amaral

Aquidaban

Burarama

Coramara

Conduru

Gilson Carone

IBC/Jardim Itapemirim

Itaoca

Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima)

Novo Parque

Pacotuba

São Luiz Gonzaga

São Vicente/Independência

Soturno

União

Village da Luz

Zumbi

 

Centros Especializados:

CEO I e COI - Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, Gilberto Machado (próximo à praça da Unimed)

CEO II - Funciona no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (rua Ângelo Boss, nº 1, Baiminas)

Comentários