Empresas da cadeia produtiva de petróleo e gás têm recursos no Bandes - Jornal Fato
Geral

Empresas da cadeia produtiva de petróleo e gás têm recursos no Bandes

Bandes disponibiliza, além de linhas de crédito tradicionais, programas de fomento e Fundos de Investimento e Participações (FIP)


- Divulgação

O Espírito Santo é um dos mais importantes produtores brasileiros de petróleo e gás natural. A potencialidade existente com o recurso natural tem despertado o interesse de diversos empreendedores em investir nos segmentos ligados a cadeia produtiva de petróleo e gás. No Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), este empresário encontra alternativas de investimento adequadas para estruturação do negócio, modernização e investimento em inovação. 

As perspectivas em torno da cadeia de petróleo e gás natural movimentam negócios, atraem investimentos e geram boas oportunidades para os investidores, como no setor naval, de logística para atendimento às atividades de exploração e produção, entre tantas outras. Como por exemplo, a exploração de petróleo e gás na costa capixaba e nos campos em terra, estes últimos localizados no norte do Estado, vem abrindo novas perspectivas para a chamada indústria de base capixaba, cujas empresas já vêm se habilitando para o fornecimento de bens e serviços para as companhias petrolíferas que atuam no Espírito Santo.

Setores como o metalmecânico e de construção civil são particularmente beneficiados com a exploração petrolífera e de gás e movimentam a economia. "O Bandes está atento em buscar soluções de crédito adequadas para os investidores. Por meio do crédito produtivo e orientado disponibilizado pelo banco pode-se articular ações diversificadas de fomento às pequenas e médias empresas, que dão suporte aos principais arranjos e cadeias produtivas, especialmente, nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, difusão de inovações, assistência gerencial e tecnológica", destaca Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do Bandes. 

Para o atendimento aos diferentes portes de empresa e atividades econômicas que movimentam o setor de petróleo e gás o Bandes disponibiliza, além de linhas de crédito tradicionais, programas de fomento e Fundo de Investimento e Participações (FIP). Este último com foco no desenvolvimento de empresas de base tecnológica inovadoras. 

A ampliação e modernização de empresas diretamente ligadas ao negócio de petróleo e gás incentiva diretamente os demais setores de comércio e de serviços, contribuindo para dar maior dinamismo à economia.

Além dos empreendimentos diretamente ligados à cadeia produtiva, as empresas fornecedoras das empresas maiores podem acessar os recursos do Bandes para investimento no negócio ou contratação de capital de giro.

Comentários