Dia Nacional do Fusca: paixão brasileira com exposição em Cachoeiro - Jornal Fato
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Dia Nacional do Fusca: paixão brasileira com exposição em Cachoeiro

A exposição de fuscas e carros antigos acontece às 19h, no Loteamento Liberdade


Foto: Arquivo pessoal/Bruno Freitas

Segunda-feira (20) é o dia reservado para o queridinho dos apaixonados por carros antigos: comemora-se o Dia Nacional do Fusca. O veículo da Volkswagen faz parte da história do Brasil há 61 anos e, por este motivo, teve a honra de ser homenageado.

Por isso, em Cachoeiro de Itapemirim, o grupo "Amigos & Antigos", com o apoio do "Car Veteran Club", irá realizar neste mesmo dia, a partir das 19h, uma exposição de Fuscas e Carros Antigos, no Liberdade Residencial, que fica próximo ao Parque de Exposições, no bairro Marbrasa.

 

Amigos & Antigos

O grupo Amigos & Antigos começou por meio de um bate-papo entre Bruno Freitas e David Balarini em 2018. "Vimos a necessidade de acolher os amigos que não têm seu carro antigo 100% original, que usam o veículo no dia a dia - que tem detalhes de acabamento e mecânica -, mas que têm a paixão de andar com o automóvel antigo". Cerca de 60 pessoas fazem parte do grupo.

Os membros, além dos encontros, realizam ações solidárias. "Além de reunir pessoas com a mesma paixão, temos a finalidade de ajudar, pois é importante promovermos a ajuda ao próximo, fora a diversão de andar em carros antigos", diz Bruno.

 

Paixão

Bruno Freitas menciona que sua paixão por fuscas começou aos 17 anos, quando teve a oportunidade de comprar um carro. "Eu fiquei me perguntando qual compraria. Tinha várias opções, mas optei por um fusca laranja do ano de 1973".

Depois disso, Bruno percebeu que, além do prazer de ter comprado o primeiro veículo, sentia vontade de conhecer a história e entender sobre as peças de carros antigos. Foi aí que procurou seu avô, Crispim Campos da Silva, hoje com 92 anos.

"Ele contou uma história que acabou aumentando minha paixão: quando viu a necessidade de adquirir um meio de locomoção para trabalhar - isso na década de 80 -, pensou em comprar uma moto. Mas, analisou que só andaria ele e mais uma pessoa, e na família eram 11 pessoas. Desistiu e comprou um fusca, que ainda hoje, faz parte da família e está com meu tio Moacir", comenta.

Bruno quer deixar para as duas filhas, Isadora de um ano e Helena, de cinco, a herança herdada do avô: a paixão por carros antigos, principalmente pelo "fusquinha". "A mais velha, entre andar com o carro mais novo e o fusca, prefere o fusca".

Ele ainda destaca que não tem mais o fusca laranja, contudo adquiriu um da cor verde marítimo, também do ano de 1973.

 

Coleção

Seu Luiz Antônio Pinheiro, de 72 anos, é um apaixonado por fuscas e, também, colecionador. O filho dele, Eduardo França Pinheiro, que ajuda na manutenção dos carros, conta que o pai comprou o primeiro 'fuscão' 1500 na década de 70, assim que foi lançado. Esse modelo foi fabricado de 1970 a 1975. "Justo nesta época, meu pai comprou muitos fuscas novos, uns 10 a 15", menciona.

Eduardo conta que, depois de 1975, o pai passou a adquirir outros tipos de automóveis, mas manteve um dos fuscas que havia comprado. "De uns 10 anos para cá, ele começou a adquirir um, dois, três, até conseguir ter um de cada ano dos 'fuscões' 1500. Além disso, ele tem outros modelos como o de 96 "Itamar", somando o total de 11 fuscas", comenta.

Luiz Antônio é tão apaixonado por fuscas, que participa de clubes de carros antigos e já ganhou até premiações. Ainda, viaja nos carros para encontros em várias partes do Estado e do Brasil.

 

Viagem com o 'fuscão'

No ano do nascimento de Eduardo, Luiz comprou um fusca que está com ele até hoje, inclusive virou o xodó da coleção e ganhou o apelido de 1818. "Meu pai trabalhou a vida inteira com ele, depois usei muito e, posteriormente, meu filho também utilizou para trabalho. Agora, está sendo restaurado para em outubro viajarmos nele para a Argentina, onde participaremos de um encontro de carros antigos", comenta.

Segundo Eduardo, 1818, que já tem em média 500 mil quilômetros rodados, ficará como veio de fábrica e, inclusive, haverá festa para inaugurar o fusca restaurado, com direito a bonés comemorativos.

 

História

A história do Dia Nacional do Fusca começou em 20 de janeiro de 1959, quando se iniciava a produção do Volkswagen Fusca no Brasil, mais exatamente na fábrica da VW em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo (Brasil), a primeira da marca fora da Alemanha. Sendo um sucesso de modelo, não só por aqui, mas ao redor do mundo também, a data se tornou significativa, e os fãs brasileiros do modelo resolveram adotar para comemorarem o Dia Nacional do Fusca.

 

 

 

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