Dia Nacional do Deficiente Físico: histórias inspiradoras - Jornal Fato
Geral

Dia Nacional do Deficiente Físico: histórias inspiradoras

A data foi instituída para promover a conscientização da sociedade


Foto: divulgação/Sesa

O Dia Nacional do Deficiente Físico é lembrado nesta sexta-feira (11). A data foi instituída para promover a conscientização da sociedade e garantir a qualidade de vida e promoção dos direitos dos deficientes. E é no Centro de Reabilitação Física do Espirito Santo (Crefes) que muitos deles aprendem a superar seus limites e ganham qualidade de vida.

É o caso da jovem Thais Lopes, de 25 anos, que recebeu alta médica do centro na última sexta-feira (04). Ela descobriu em 2018 que sofria de malformação arteriovenosa e foi perdendo os movimentos das pernas. A jovem deu entrada no Crefes em junho deste ano e lá aprendeu a superar os seus limites.

"Quando cheguei ao Crefes fui atendida por excelentes profissionais na enfermaria, na fisioterapia e na terapia ocupacional. Lá, eu tive contato com outras histórias que me ajudaram e me motivaram a olhar sempre para frente, e pude perceber que somos capazes de ir longe. Se eu pudesse escreveria um livro sobre tudo que passei lá e sobre as pessoas que conheci", disse.

A vida da jovem começou a mudar também socialmente, Thais Lopes se descobriu com potencialidades que antes não conhecia, como a de ser atleta. "Gostei muito de treinar basquete, me deu a sensação de liberdade dentro da quadra. E vou agarrar todas as oportunidades que surgirem, nós não podemos nos limitar", afirmou.

Segundo o diretor geral do Crefes, Cesar Pitanga, o centro busca, por meio do trabalho da equipe multidisciplinar, motivar todos os pacientes que por lá passam. "O que fazemos é um trabalho conjunto e o paciente é sempre motivado por todos os nossos profissionais. Peço que a equipe tenha sempre um carinho especial e atenção, pois acreditamos que o acolhimento é o mais importante", explicou.

Acolhimento e motivação, foi o que marcou a passagem do ex-lavrador Evanildo Vieira, de 39 anos, morador de Paraju, em Domingos Martins. Evanildo deu entrada no Crefes em maio de 2018, devido a um acidente que sofreu e o deixou paraplégico. Ele conta que não tinha muitas perspectivas, até começar o atendimento.

"No início eu não mexia nada, estava desacreditado. Quando dei entrada no Crefes, imaginava que mesmo assim nunca mais ia conseguir sair da cama, o que foi totalmente diferente. Aprendi a andar na cadeira de rodas e os meses que fiquei internado me ajudaram muito a entender a minha condição, a conversar. O atendimento de lá mudou a minha vida", destacou. 

Evanildo lembra que antes do acidente, ele trabalhava na roça, com lavoura de café, serralheria, entre outros ofícios. E quando se viu sem poder mexer as pernas, achava que seria o fim. Hoje, fazendo fisioterapia e com possibilidades de voltar a andar, ele retorna frequentemente ao Crefes para poder incentivar e motivar outros pacientes.

"Não só motivá-los, mas também ajuda a me motivar quando eu volto e converso com outros pacientes, conto sobre a minha história e um pouco da minha experiência. Ajudá-los faz mais bem para mim que para eles", pontuou.



Reabilitação motora para promover autonomia

A reabilitação para deficiência motora é um dos atendimentos ofertados pelo Crefes aos pacientes na unidade de internação. O objetivo deste processo, segundo explica a terapeuta ocupacional do Centro, Elem Guimarães, é promover a autonomia e independência dos pacientes, além de diminuir os impactos dos déficits causados, estimulando o retorno ao contexto familiar, laboral e social.

"A passagem pelo serviço de reabilitação permite que o sujeito amplie sua visão e conheça novas formas e maneiras de lidar com o novo dentro da incapacidade instalada, superando os limites e desafios impostos pela deficiência, favorecendo a inclusão social e o ganho de funcionalidade. Isso gera melhor qualidade de vida tanto para eles, quanto para os familiares."

Elem Guimarães conta que os pacientes muitas vezes dão entrada ao Centro já com sintomas de depressão. "Eles se encontram dependentes, sem muita perspectiva de vida e quando saem do Crefes, é com uma nova mentalidade, já preparados para superar as dificuldades que serão encontradas na comunidade", ressaltou.

 

Programação Dia Nacional do Deficiente Físico

Para esta sexta-feira (11), o Crefes irá oferecer uma programação especial de práticas integrativas aos pacientes da enfermaria e cuidadores, a partir das 9h até às 12h.

9h - Abertura com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - Direitos da Pessoa com deficiência - João Sales (Comped)

9h20 - Práticas Integrativas em Saúde - Meditação - Fisioterapeuta Alzimar

10h - Coffe Break

10h40 às 12h - Oficinas (automaquiagem; penteados; manicure)

10h40 às 12h - Práticas Integrativas em Saúde (acupuntura; auriculoterapia; reflexologia podal)

 

Projetos

No Crefes, os pacientes internados em processo de reabilitação têm a oportunidade de participar de projetos que ajudam na socialização e em sua inclusão social. No projeto "Tour sobre Rodas", eles são convidados a conhecer locais públicos da Grande Vitória. É uma dinâmica permite que os pacientes e os cuidadores vivenciem a realidade de acesso, as dificuldades, além de promover, por meio do entretenimento e do lazer, a melhora na autoestima e a autonomia na vida social.

No projeto "Praia Legal", em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, os pacientes, em especial os do interior, têm a oportunidade de conhecer a praia com ajuda de profissionais. Outro projeto é voltado à prática do esporte, que junto a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), oferece o aprendizado de modalidades adaptadas como basquete e rugby.


Serviços
O Crefes oferece atendimento em Medicina Física e Reabilitação para pessoas com deficiência motora, sensória motora e auditiva. Além disso, são 18 especialidades de tratamento, com equipes multidisciplinares. E conta com a Unidade de Trabalho de Internação com 20 leitos, onde os pacientes ficam internados de segunda a sexta-feira para realizarem as atividades de reabilitação.

A especialidades são: Fisiatria, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Clínica Geral, Urologia, Pediatria, Radiologia, Cirurgião Plástico, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Educador Físico.

De janeiro a setembro deste ano, o Crefes atendeu 149 pacientes na Unidade de Trabalho de Internação. Desses, 50 ficaram internados para o tratamento de reabilitação, no período de segunda a sexta-feira.

No mesmo período, a Unidade de Trabalho Neurológico Infantil e Adulto (UTNAI) realizou mais de 3 mil atendimentos e no ambulatório de feridas, mais de 500 atendimentos. E a Unidade de Trabalho de Próteses e Órteses de Concessão (UTPO) dispensou 3.340 materiais, como órteses, próteses, meios de locomoção e materiais especiais.

Comentários