Dia da Mulher tem programação especial na praça Jerônimo Monteiro - Jornal Fato
Geral

Dia da Mulher tem programação especial na praça Jerônimo Monteiro

Na corrida, à noite, as mulheres farão um percurso de 5 km; trânsito terá intervenções pontuais


- Divulgação/PMCI

Para esta sexta-feira (8), Dia da Mulher, a prefeitura preparou um dia inteiro de atividades na praça Jerônimo Monteiro, Centro. As atividades  acontecem pela manhã, com apresentações culturais e serviços na área da saúde,  e à noite,  com a III Corrida Mulher, que vai gerar intervenções pontuais no trânsito.

No período da manhã, a programação acontece das 9h às12h, e se inicia com a distribuição de panfletos educativos sobre violência doméstica nos semáforos próximos à praça, pela equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Na sequência, haverá apresentações culturais com participantes de entidades sociais e grupos de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e procedimentos como testes de glicemia, aferição de pressão, algumas vacinas como a Antitetânica, Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela, realizados pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

As mulheres também podem fazer procedimentos gratuitos de limpeza de pele, maquiagem, testes de glicose e colesterol oferecidos pela Faculdade Multivix, parceira do evento. Também na praça, acontecerão oficinas de flores em palha de milho e uma roda de conversa, com o tema "A Beleza de Ser Mulher".

III Corrida da Mulher

Às 18h, acontece o 'aulão' de zumba, com professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp). Em seguida, 250 corredoras participam da largada da III Corrida da Mulher, às 19h15. As participantes correrão um percurso de 5 km, que se inicia e termina na praça Jerônimo Monteiro.

Para a retirada do kit esportivo, as inscritas devem apresentar um documento com foto e um par de chinelos - de numeração 22 ao 44 -  nesta sexta, das 12h às 18h30, na praça Jerônimo Monteiro. Os itens serão doados para as instituições Aprisco Rei Davi e Recanto da Criança, no município.

"Nossa programação tem como objetivos promover a saúde da mulher e fortalecer a valorização do público feminino. Teremos as atividades culturais, da saúde e, ainda, a corrida, que atrai sempre muitas corredoras. Este dia de comemoração é, também, uma data favorável para o diálogo sobre as diversas violências às quais as mulheres ainda são expostas", comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

As ações do Dia da Mulher são promovidas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), de Saúde (Semus), de Esporte e Lazer (Semesp) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Trânsito tem alterações pontuais para a corrida

De acordo com Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), em função da corrida,  a circulação dos veículos será feita em uma faixa até a dispersão do grupo de participantes. Somente no momento da largada, em frente ao Palácio Bernardino Monteiro, o trânsito será parado. Durante o trajeto, os agentes auxiliarão os participantes em alguns pontos definidos.

Saindo da praça, as participantes atravessarão a ponte Carim Tanure em direção à rua Samuel Levy, e passarão pelos bairros Independência e Coronel Borges em direção à ponte Coronel Francisco Athayde (Ponte do Arco). Em seguida, as competidoras atravessarão a ponte para fazer o caminho de volta ao local de origem, seguindo pelos bairros Arariguaba e Baiminas.

 Programação

Local: Praça Jerônimo Monteiro

9h às 12h

9 h - Abertura Oficial com fala de autoridades;
Panfletagem: CMDM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
Apresentações culturais; 
Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Aferição de pressão, Teste de Glicemia, Vacinação e testes rápidos);
Atendimento da Faculdade Multivix (Limpeza de Pele, Maquiagem, Testes de Glicose e Colesterol);
Oficinas de flores em palha de milho - Sirlei Alves de Souza e Cleumar Albano Cardoso e Roda de conversa "A Beleza de Ser Mulher" - Rosimere Fructuoso.

18h - Zumba

19h15 - Largada da III Corrida da Mulher

Comentários