Detran|ES aumenta tempo de baliza das provas para pessoas com deficiência - Jornal Fato
Geral

Detran|ES aumenta tempo de baliza das provas para pessoas com deficiência

O objetivo é garantir mais condições de acessibilidade para esses candidatos


- Foto Divulgação

Os candidatos com deficiência física que fazem as provas especializadas de direção veicular do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) terão mais tempo para concluir a etapa de baliza. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (27), por meio da Instrução de Serviço N.º 025. O objetivo é garantir mais condições de acessibilidade para esses candidatos, promovendo uma formação segura e humanizada no Estado.

 O tempo máximo para o estacionamento de veículo no espaço delimitado por balizas, para três tentativas, teve um acréscimo de dois minutos para cada categoria no caso dos candidatos com deficiência física identificados pela Junta Médica Especial. A partir de agora, os candidatos terão cinco minutos para realizar as balizas nas provas da categoria 'B', seis minutos para as categorias 'C 'e 'D' e nove minutos para a categoria 'E'. O tempo vale para provas especializadas de direção veicular em processos de primeira habilitação, renovação de CNH, mudança ou adição de categoria.

 O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressalta que o objetivo é dar mais oportunidade para o candidato com deficiência física ser aprovado na primeira etapa do exame, a baliza, e poder prosseguir com sua prova na condução do veículo em via pública.

 "Ao ampliar o tempo na etapa de baliza nas provas especializadas, nós respeitamos o limite estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e teremos mais condições de avaliar se o candidato está realmente apto para dirigir. Essa medida vai beneficiar os candidatos que precisam de algum tipo de adaptação veicular e que, muitas vezes, vêm do interior do Estado para fazer a prova em Vitória", diz.

 A alteração foi feita para atender às solicitações de pessoas com deficiência sobre os principais problemas enfrentados nos exames de direção veicular, assim como para melhorar as condições de realização do exame para os candidatos, principalmente os que têm dificuldade de locomoção nos membros superiores.

Comentários