Desenvolvimento Social destaca ações importantes - Jornal Fato
Geral

Desenvolvimento Social destaca ações importantes

O Banco de Alimentos arrecadou, via doações, 85 toneladas de alimentos


- Divulgação/PMCI

Para a Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro (Semdes), 2018 ficará marcado por uma série de políticas públicas em favor da população, algumas das quais tiveram destaque.

Somente por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho - que é executado em Cachoeiro pela pasta -, 352 pessoas foram certificadas este ano nos ciclos de oficinas profissionalizantes gratuitas.

As turmas são formadas por homens e mulheres, na faixa etária de 14 a 59 anos, atendidos pelos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Juventude (CRJ) e outros equipamentos da assistência social.

Já através do projeto Eu Quero Meu Grêmio, uma parceria da Semdes com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), 17 grêmios estudantis foram formados, sendo 16 em escolas municipais e um na escola estadual Presidente Getúlio Vargas (Polivalente Aquidabã).

A intenção da iniciativa é fortalecer o protagonismo juvenil, com participação mais ativa dos alunos em projetos e atividades educacionais, e uma gestão escolar mais democrática.

Outra ação que se destacou está relacionada ao Banco de Alimentos, que arrecadou 85 toneladas de alimentos recebidos via doações.

O percentual de arrecadação saltou de 25% (2017) para 56% (2018), o que representou um aumento de 31%, ocasionado, principalmente, por parcerias fechadas em eventos na cidade, com a entrada solidária de um quilo de alimento não perecível.

O equipamento é responsável pela complementação da alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade e do abastecimento de 18 entidades socioassistenciais do município.

"A Semdes executa três políticas públicas: assistência social, segurança alimentar e nutricional e direitos humanos. É gratificante chegarmos ao fim de 2018 e vermos tornar possível nosso desejo de melhor atender nossa população", comenta Márcia Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

Comentários