Demora na entrega da carteira de identidade gera reclamação - Jornal Fato
Geral

Demora na entrega da carteira de identidade gera reclamação

Há casos de pessoas há quase três meses à espera do documento, embora a Polícia Civil diga que prazo é de 30 dias


Segundo atendentes de postos para expedição do documento, falta material há três meses

Capixabas têm enfrentado dificuldades na emissão da carteira de Identidade, também conhecida como Registro Geral (RG). Em algumas Casas do Cidadão, há relatos de falta de material desde setembro, o que tem ocasionado atrasos na confecção do documento. Embora o serviço não esteja completamente paralisado. 

"Em Cachoeiro disseram que não estão entregando os documentos por falta de material. Falaram que fazendo agora, a previsão de entrega é só abril ou maio. Em Vitória (no posto que funciona na Assembleia Legislativa), disseram a mesma coisa".

Na Casa do Cidadão de Domingos Martins e Anchieta, funcionários confirmaram a dificuldade da entrega do documento. Relataram que há cerca de três meses não chega a película que é aplicada no RG.

"Sem essa película não podemos entregar a carteira para o cidadão. E o documento é direito das pessoas. Mas estamos nessas condições, estamos preocupados também, porque a culpa não é nossa", diz uma funcionária.

Ela ainda mencionou que o problema é em todo o Estado e que há, inclusive, grupos que falam em paralisar os serviços, até que a situação seja resolvida.

 

30 DIAS

Entretanto, à reportagem, a Polícia Civil, responsável pela emissão do RG, informou que passa por um processo de adaptação da confecção dos novos modelos de carteira de identidade, contudo, os documentos estão sendo entregues em menos de 30 dias.

"O sistema de confecção já está todo preparado para iniciar este processo. Serão feitos alguns ajustes na cédula para não precisar abreviar os nomes grandes, além disso, aumentar o campo "filiação", pois as novas regras permitem a inclusão do pai/mãe adotivo, além do biológico", explica.

Ainda de acordo com a PC, um novo modelo de película protetora está sendo criado e será disponibilizado em breve.

"Esta ação não trouxe prejuízo ao cidadão, já que as CIs estão sendo entregues com menos de 30 dias em todos os postos de emissão, tempo que pode ter um acréscimo devido à grande demanda do período de férias e de final de ano", finaliza.

Segundo a Polícia Civil, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) confecciona cerca de 20 mil carteiras de identidades por mês.

 

Demora mais

A reportagem tentou falar na Casa do Cidadão de Cachoeiro, que é o ponto de emissão no município, para entender o motivo da demora na entrega das identidades, mas a atendente se recusou a falar sobre o assunto.

Em visita pessoal ao local, sem que o jornalista se identificasse, foi confirmada a falta do material e prazos estendidos que podem chegar a quatro meses de espera até adquirir o documento.

Além da identificação do cidadão no país, a carteira de identidade serve para quem deseje viajar a países da américa latina, em substituição aos passaportes.

Comentários