Cuidado com pegadinhas, hoje é Dia da Mentira - Jornal Fato
Geral

Cuidado com pegadinhas, hoje é Dia da Mentira

Comemorado mundialmente, Dia dos Tolos tem tradição de pregação de peças; conheça a história de 1º de abril


- LovePik

Histórias, "causos", balelas, invencionices ou, simplesmente, mentiras. Celebradas no dia de hoje, elas foram contadas durante toda a história da humanidade. 

A tradição de 1º de abril, contudo, remonta à instituição do Calendário Gregoriano, que substituiu o Calendário Juliano por determinação do Concílio de Trento (conselho ecumênico da Igreja Católica).

O Calendário Gregoriano divide o ano em quatro estações distribuídas ao longo de 12 meses, ou 365 dias, de acordo com o movimento da Terra em relação ao Sol e estabelece o primeiro dia do ano em 1º de janeiro.

Com a instituição do novo calendário pelo papa Gregório XIII, em 1582, historiadores contam que parte da população francesa se revoltou contra a medida e se recusou a adotar o 1º de janeiro como início do ano. 

Zombados pelo resto da população, os resistentes às mudanças eram convidados para festas e comemorações inexistentes no 1º de abril. Nascia assim a tradição de zombaria e de pregação de peças.

Em excesso, inverdades podem indicar transtornos psicológicos graves, além de trazer sérias consequências para quem conta. Mas hoje, Dia da Mentira, Dia dos Tolos ou Dia dos Bobos, elas são aceitas e até celebradas.

 

Comentários