Cuidado com a água exige ações efetivas todos os dias - Jornal Fato
Geral

Cuidado com a água exige ações efetivas todos os dias

Segundo o relatório, três entre cada dez pessoas no mundo não têm acesso à água potável segura


- Divulgação

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a ONU apresentou o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, que aponta os sinais de exclusão e investiga formas de superar as desigualdades. O documento foi lançado na terça-feira, 19, na Suíça, com números que mostram que o cuidado com a água precisa ir muito além da data e contemplar políticas públicas e privadas e conscientização ambiental da sociedade.

Segundo o relatório, três entre cada dez pessoas no mundo não têm acesso à água potável segura, quase a metade das pessoas que consome água potável de fontes desprotegidas vive na África Subsaariana e seis entre cada dez pessoas não têm acesso a serviços de saneamento gerenciados de forma segura. 

Numa trajetória muito diferente, Cachoeiro de Itapemirim tem uma posição de destaque no cenário brasileiro no saneamento ambiental. O município foi um dos primeiros no Brasil a recorrer à iniciativa privada para a execução dos serviços de água e esgoto por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), cuja concessão é atualmente operada pela BRK Ambiental.

Desde o início da concessão foram alcançados resultados expressivos no saneamento básico do município. As perdas físicas com vazamentos, que eram de 56% em 1997, foram reduzidas para 13,51%, o que coloca a cidade entre os melhores índices do Brasil. Hoje, o município possui uma reservação de mais de 20 milhões de litros de água tratada para consumo humano, volume considerável para evitar desabastecimentos em períodos de estiagem.

"Em 1997, eram realizadas manobras para abastecer a cidade em um revezamento de fornecimento entre os bairros. As redes eram precárias, os equipamentos e as tecnologias defasados e o Rio Itapemirim recebia cerca de 21 milhões litros de esgoto por dia. Com pouco mais de 20 anos de concessão, foram construídos 241,29 quilômetros de malha de rede de distribuição e realizadas melhorias em 20,86 quilômetros de rede. Hoje, 99,57% da população de Cachoeiro de Itapemirim é abastecida com água potável, comprovada por ensaios de qualidade da água que atestam o padrão de potabilidade e de consumo de acordo com as legislações pertinentes", afirma o diretor.

A preservação da água também se dá por meio da conscientização sobre a importância desse recurso para o desenvolvimento da vida. Com o objetivo de promover ações transformadoras e um futuro sustentável, a BRK Ambiental desenvolve iniciativas que despertam e reforçam o senso de pertencimento ao meio ambiente.

A BRK Ambiental é parceira da Floresta Nacional de Pacotuba (Flona) no Programa Sementes de Pacotuba, que criou um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas visando à recuperação de áreas degradadas no sul do Estado. Por meio do programa, foram identificadas e marcadas 450 árvores matrizes de diversas espécies.

O Rio Vida Florescer é outro projeto de destaque, já tendo recuperado mais de 30 hectares de área, por meio do plantio de mudas de árvores nativas. Os plantios ocorrem em regiões importantes para a recarga das águas do Rio Itapemirim.

Atualmente, por meio do Programa Cuidar Mais, a concessionária desenvolve ações de sensibilização em comunidades e escolas municipais de Cachoeiro, a fim de despertar os estudantes e seus familiares para a importância do saneamento ambiental e a sua relação com a saúde. 

"Também participamos diretamente das ações de gestão do Rio Itapemirim com representação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, no Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) e na coordenação de Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Sudeste. Entendemos que devemos assumir esse protagonismo em mobilizar a sociedade para promover o futuro sustentável", conclui Bruno Ravaglia.

Comentários