Criminosos usam imagem da primeira-dama Keila Vetoraci para aplicar golpe - Jornal Fato
Geral

Criminosos usam imagem da primeira-dama Keila Vetoraci para aplicar golpe

Golpistas aproveitam repercussão e se valem do momento de luto e comoção com o brutal assassinato dos pais de Keila para pedir pix para pagamento de serviços funerários


Um novo golpe vem circulando pela região, desta vez utilizando a imagem da primeira-dama Keila Vetoraci, que acaba de perder os pais, brutalmente assassinados a facadas na manhã de terça-feira (8).

O alerta foi emitido pela assessoria da primeira dama, na manhã desta quarta-feira (9).

Em meio ao luto da família, criminosos estão enviando mensagens via WhatsApp, se passando por ela, e solicitando pagamentos via PIX para diversas finalidades, como pagamento de serviços funerários.

As mensagens começam com uma abordagem amistosa e, em seguida, solicitam dinheiro, alegando problemas com a conta bancária da primeira-dama. A mensagem ressalta a urgência do pagamento em pix, com promessa de devolução em dinheiro.

 

Como identificar o golpe:

Número de telefone: um dos números utilizado pelos golpistas, +55 85 99641-9724, não pertence à primeira-dama.

Solicitação de pagamento: A primeira-dama não está realizando pedidos de ajuda financeira nem solicitações de PIX.

Urgência e insistência: Os golpistas costumam pressionar as vítimas para que realizem o pagamento o mais rápido possível.

 

O que fazer em caso de suspeita:

Não responder: Ignorar as mensagens e não fornecer qualquer tipo de informação pessoal ou financeira.

Bloquear o contato: Adicionar o número aos contatos bloqueados do seu celular.

Alertar outras pessoas: Divulgar a informação sobre o golpe para amigos e familiares, utilizando as redes sociais e grupos de WhatsApp.

Denunciar: Registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

 

Outras orientações:

Desconfie de mensagens não solicitadas: Esteja sempre atento a mensagens de pessoas que você não conhece, principalmente se pedirem dinheiro ou informações pessoais.

Verifique a identidade do remetente: Antes de realizar qualquer transação, confirme a identidade da pessoa que está solicitando o pagamento.

Utilize aplicativos de autenticação: Ative a autenticação de dois fatores em seus aplicativos bancários e redes sociais.

Mantenha seu sistema operacional e aplicativos atualizados: As atualizações corrigem vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers.

Comentários

VEJA TAMBÉM...