Covid-19: academias, bares e outros estabelecimentos ainda não podem abrir

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho escreveu uma carta aberta aos donos de academia. Confira!

20/04/2020 10:54
Covid-19: academias, bares e outros estabelecimentos ainda não podem abrir

O Decreto Nº 4636-R, que permite a reabertura de alguns setores do comércio, com restrições, não vale para as academias, bares, espaços culturais, boates, museus, entre outros. Esses estabelecimentos, como determina o Governo Estadual, devem permanecer fechados até o dia 30 deste mês.

Sobre as academias, havia uma expectativa entre os donos para a reabertura em Cachoeiro de Itapemirim. O prefeito Victor Coelho, por meio de carta aberta, informou que chegou a pleitear junto ao governador pelas aberturadas com horários alternados e regras sanitárias específicas, contudo os profissionais técnicos da área de saúde ainda acham que este não é o momento para que as academias retornem o funcionamento.

Victor ainda menciona que é um amante do esporte, mas compreende a decisão do governo, porque a forma de transmissão do vírus é pelo contato mais próximo.

Leia a carta na íntegra:

CARTA ABERTA AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE CACHOEIRO

Quero me dirigir a todos os profissionais ligados ao Esporte, em especial ao Jedson Brito, que de uma forma muito educada e sensata se manifestou em prol de sua classe.

Antes de tudo, preciso dizer que sou um regular praticante de atividades físicas. Jogava bola, ia à academia, dava minhas corridas pela cidade.... Estou sentindo muita falta. Até porque tenho plena consciência de que atividade física é saúde, e no meu caso alivia o stress inerente a tanta responsabilidade que tenho sobre o cargo que exerço.

Quero lembrar também que Cachoeiro nunca teve tanto investimento e apoio ao Esporte como em nossa gestão. Nossos eventos estavam bombando, como a Corrida de São Pedro, a Corrida da Mulher, Corrida Kids, os Campeonatos Municipais, os Jogos Interescolares, os inéditos Jogos Paralímpicos, o Bolsa Atleta, os núcleos de qualidade de vida com aumento de mais de 600% de participação, os núcleos de Esporte Educacional com mais de 1.700 alunos, a implantação de várias academias ao ar livre, o inédito app Nosso Esporte Cachoeiro, até atividade laboral no meu gabinete nós implementamos! Enfim... Cachoeiro, como eu sempre disse nos meus discursos "respira e transpira" esporte. E por isso foi muito sofrido e doloroso para todos nós ter que dispensar vários profissionais do Esporte, os quais pretendemos - se o cenário futuro permitir - retornar às atividades.

Infelizmente uma pandemia veio atrapalhar nossa rotina. E de forma muito brutal e repentina, que foge a qualquer planejamento prévio.

O momento agora é outro. Cachoeiro fez o "dever de casa" e nossos números permitem dar um importante passo, que é a abertura das lojas a partir de quarta-feira, com as devidas restrições que estarão no nosso decreto.

Pleiteei nesse momento junto ao governo do Estado pela abertura das academias, em horários alternados, com regras sanitárias específicas, mas os profissionais técnicos da área de Saúde ainda acham que não é o momento. Teremos então que esperar mais um pouco.

E é até compreensível, pois na minha visão ficaria inviável economicamente que cada academia limitasse a quantidade de alunos e que fossem "obrigadas" que a cada uso de um equipamento ou aparelho fosse feita a higienização/esterilização dos mesmos. Isso porque a forma de transmissão do vírus é pelo contato mais próximo.

Aceito contribuições de como podemos buscar novas flexibilizações. Inclusive, já sugeri ao governador que as nossas atividades físicas dos núcleos (como zumba, por exemplo) praticadas em espaço aberto, com os alunos usando máscaras, com distanciamento de 2 metros, entre outras medidas, possam voltar o mais breve possível, se os números de contaminados permanecerem estáveis em Cachoeiro.

Estamos em constante diálogo com governo do Estado, Ministério Público e autoridades sanitárias. Uma coisa eu sempre digo: Entramos nessa crise juntos. Temos que sair dela também JUNTOS!

Com a ajuda de todos, respeitando as restrições, vamos avançar. Estou à disposição de vocês. Vocês são muito importantes para todos nós!

Um grande abraço!

Victor Coelho