Coronavírus: Ministério divulga orientações para pessoas com deficiência

31/03/2020 11:49
Coronavírus: Ministério divulga orientações para pessoas com deficiência

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou um material informativo sobre os cuidados que devem ser tomados pelas pessoas com deficiência e doenças raras durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Com textos informativos e vídeos em libras, o material traz dicas básicas sobre o vírus, prevenção, possíveis meios de contaminação, remédios e tratamentos. A cartilha traz ainda uma seção direcionada as pessoas com doenças raras e especificamente para as mais diversas deficiências.

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, o material visa orientar e informar as pessoas com deficiência em meio aos cuidados que devem ser tomados durante a pandemia. 

?Apenas por ser uma pessoa com deficiência não significa que a pessoa tenha maior vulnerabilidade ao vírus. Mas você pode se enquadrar no grupo de risco se tiver, por exemplo, restrições respiratórias; dificuldades nos cuidados pessoais; condições autoimunes, entre outras doenças. Por isso a importância de seguir as orientações do material?, completou a secretária.

Outro ponto importante no material, é o cuidado que devem ter os que trabalham como cuidadores; atendentes pessoais e as equipes de home care. 

 

Orientações

Os objetos tocados com maior frequência pelas pessoas com defiência devem ser frequentemente higienizados: aro de impulsão de cadeira de rodas, o joystick, as órteses e próteses e os meios de locomoção como bengalas, muletas e andadores.

Como todas as orientações, é importante evitar aglomerações. Se não for urgente, evitar ir a hospitais, à fisioterapia ou atividades com equipamentos compartilhados.

Deficientes visuais

Deficientes visuais utilizam muito o tato, por isso é importante lavar as mãos com frequência, principalmente após tocar em mapas táteis, corrimãos, maçanetas, entre outros, e utilizar álcool em gel 70%.

Deficiência intelectual

Os deficientes intelectuais podem ter dificuldades para compreender as recomendações, por isso os responsáveis ou cuidadores devem supervisioná-los com maior rigor e redobrar os cuidados com a higiene pessoal. 

Pessoas com Síndrome de Down podem ter uma incidência maior de disfunções da imunidade, cardiopatias congênitas e doenças respiratórias, portanto, devem ser consideradas grupo de risco.

Cuidadores

Familiares, cuidadores e enfermeiros, quando chegarem da rua, devem higienizar-se antes de qualquer contato. 

Além disso, devem usar máscaras caso tenham tido contato com casos suspeitos e se apresentarem sintomas de gripe, evitar contato.

 

Confira todas as recomendações da cartilha!