Chuva prejudica produção de hortaliças - Jornal Fato
Geral

Chuva prejudica produção de hortaliças

O consumidor não tem encontrado verduras nos mercados. Alguns comerciantes têm comprado mercadorias de outros estados


A alface vendida no Hortifruti foi adquirida de Teresópolis, Região Serrana do Rio

Nas prateleiras dos supermercados, a população de Cachoeiro de Itapemirim começa a perceber a falta de hortaliças e a alta nos preços das folhagens. O motivo, segundo produtores rurais, é o aumento das chuvas na região, situação atípica para essa época do ano.

O Hortifruti, por exemplo, para não deixar faltar alface vem adquirindo a hortaliça de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Mas os pequenos comerciantes têm encontrado dificuldade para encontrar folhagens com qualidade. Alguns chegam a comprar das grandes redes para atender aos seus clientes.

A dona de casa Joana Maria da Costa, 34, disse que encontrou pouca variedade de hortaliças no supermercado de seu bairro. Já o auxiliar de pedreiro, Rogério da Silva de Paula, 40, reclamou dos preços. "Estou achando salgado os valores", disse.

Nas propriedades rurais de Cachoeiro e região vizinha, os agricultores tiveram perdas na produção de verduras. Muitos deles estão fazendo o replantio. A previsão é que a situação esteja normalizada entre 30 a 60 dias. Nesse período, há risco de falta de hortaliças.

O engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Paulo Shalders, informou que além da chuva o excesso de calor produz planta de baixa qualidade, mas a expectativa é de melhora com a aproximação do período frio.

Ele ressaltou ainda que a produção continua normal na região fria do estado, como Santa Leopoldina, Venda Nova e Santa Tereza. Porém, esses municípios têm concentrado suas vendas para a Grande Vitória, deixando Cachoeiro e região sem as mercadorias.

 

Comentários