Capixaba vence câncer no ovário e vira chefe de cozinha - Jornal Fato
Geral

Capixaba vence câncer no ovário e vira chefe de cozinha

A superação do câncer no ovário fez Samantha Laurindo se redescobrir


Foto: Divulgação

A capixaba Samantha Laurindo se descobriu como chef de cozinha em Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, há sete anos. Após passar pela fase mais difícil de sua vida, a descoberta e tratamento de um câncer no ovário, Samantha precisava se redescobrir e recomeçar sua vida. Foi assim que, em 2012, como ajudante de cozinha de uma amiga, ela arregaçou as mangas literalmente botou a "mão na massa" e fez seu primeiro prato: bobó de camarão. Não precisa nem perguntar se foi um sucesso, pois todos pediram "bis". Foi assim que nasceu uma chef e, três anos depois, em 2015, o Buffet Samantha Laurindo Gastronomia, especializado em casamentos e eventos. Mas vamos contar melhor essa história inspiradora de luta e vitória.

Não foi do dia para noite que Samantha percebeu que tinha talento para cozinhar. A história começa em 2011, com apenas 24 anos, quando descobriu o câncer e, com o apoio de sua mãe, foi fazer o tratamento em Cachoeiro de Itapemirim, perto de sua cidade natal São José do Calçado no Espírito Santo. Muitos de seus amigos de infância, familiares e os próprios médicos não acreditavam na cura da chef, pois diziam que o tratamento era muito difícil, que não tinha mais solução. Mas sua fé e força por viver foram inabaláveis e fizeram com que Samantha não perdesse a esperança. Depois do fim do tratamento, ela voltou para Búzios. Como é casada, abriu o jogo com o seu marido, sem medo, pensando no melhor para ele, que não poderia ter filhos. Mas como sempre, o marido surpreendeu mais uma vez e, não hesitou em ficar ao lado de Samantha. Aliás, ele foi fundamental para sua cura e recuperação, sempre incentivando a esposa.

Como antes trabalhava em comércio, por causa da aparência abatida e falta de cabelo, após vencer a doença, percebeu que precisava dar um outro rumo para sua vida.  Por morar em Búzios há 12 anos e conhecer muita gente, Samantha precisava de dinheiro e uma nova ocupação e, com isso, resolveu arriscar. Sempre tinha visto a amiga cozinhar, mas não tinha experiência alguma, pois quando casou foi o marido que a ensinou a fazer arroz porque nem isso ela sabia. Foi ajudar a amiga num juntar para um grupo grande de pessoas e, depois disso, não parou mais. Procurou se especializar na área, se formou em Gastronomia pelo instituto Federal Fluminense (IFF) e passou pelos três restaurantes mais conceituados de Búzios: o Bar do Zé, Rocka e o Farinatta, onde faz trabalhos esporádicos.

Samantha nunca se perguntou porque foi escolhida pela doença. Aceitou o tratamento e venceu. Depois de sentir na pele o que o câncer traz, a chef entendeu que tem um propósito de vida: transformar tudo o que passou em motivação para ajudar pessoas que passam pela mesma luta e sofrimento, através do que vivenciou. Hoje, especializada em casamentos e eventos, também é voluntária engajada na luta contra o câncer de mulheres em projetos sociais em hospitais e projetos sociais como o GAPCCI (Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro do Itapemirim). A chef dá apoio social, humano e psicológico, não só para o paciente, mas para as famílias também. Acompanha o paciente até a fase final, seja de cura ou de morte. Promove eventos como jantares no hospital. Além disso, Samantha ministra palestras em universidades para alunos de medicina, sobre a importância da medicina humanizada na cura dos pacientes.

O diferencial da chef é seu cuidado com os clientes, comprometimento com o trabalho e por passar seu amor através da comida, o que deixa todos encantados.  Muitos de seus clientes se tornam amigos e é importante ressaltar que todos os seus pratos têm uma história. Têm clientes que passam receitas de família de anos, de avós para que a Samantha faça uma releitura, mais atual. Em agosto, ela passou por mais uma valiosa etapa em sua trajetória profissional, fez estágio num dos restaurantes mais renomados do país, o Chez Claude, do famoso e conceituado chefe francês Claude Troisgros, no Leblon, Rio de Janeiro. Claude é o ápice de referência gastronômica para Samantha.

"Pretendo alcançar cada dia mais um número maior de mulheres com meu trabalho voluntário com os pacientes, lutando pela conscientização e prevenção do câncer de ovário e, também, lutar e agilizar nos processos de políticas públicas no estado onde atuo e no Brasil para que as pacientes consigam resultado rápido no diagnóstico e início do tratamento", declara a chefe de cozinha.

 

Comentários