Cachoeiro vai implantar projeto de Apadrinhamento Afetivo - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro vai implantar projeto de Apadrinhamento Afetivo

Pessoas, famílias e empresas poderão apadrinhar crianças e adolescentes de instituições de acolhimento


- Divulgação/PMCI

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim (Semdes) quer implantar no município um projeto de Apadrinhamento Afetivo de crianças e adolescentes atendidos em instituições de acolhimento. 

O objetivo é que pessoas, famílias e empresas possam contribuir para o desenvolvimento dos acolhidos, seja a partir de convívio e experiências familiares, gerando vínculos afetivos seguros e duradouros, ou com apoio material, por meio do estímulo aos estudos, por exemplo.

Na última semana, uma equipe da Semdes foi a Cariacica, na Grande Vitória, para conhecer como o projeto funciona na cidade. 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, em março, será realizada uma reunião com os órgãos diretamente envolvidos - Conselho Tutelar, Vara da Infância, Ministério Público, Conselho de Direito e Equipe Técnica do Serviço de Acolhimento Institucional - para apresentação do projeto. 

"Com o Apadrinhamento, queremos proporcionar à criança e ao adolescente acolhidos vínculos externos à instituição, para fins de convivência familiar e comunitária. É uma ação muito importante, já adotada em muitas cidades brasileiras, que colabora com o desenvolvimento desse público nos aspectos social, moral, físico, cognitivo e educacional. Pode transformar vidas. Nossa expectativa é efetivar o projeto ainda neste semestre", afirma.

Modalidades de apadrinhamento

Serão três as modalidades de apadrinhamento: o Padrinho Afetivo, aquele que visita regularmente a criança ou o adolescente, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia; o Padrinho prestador de serviços, profissional ou empresa que, por meio de ações de responsabilidade social junto às instituições, se cadastre para atender às crianças e aos adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade, apresentando um plano de atividades; e o Padrinho provedor, aquele que dá suporte material ou financeiro à criança ou ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou contribuição financeira para alguma demanda específica.

Os critérios para ser padrinho e madrinha serão divulgados com a efetivação do projeto no município e consequente abertura de cadastro.

Comentários