Cachoeiro tem padarias excelentes - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro tem padarias excelentes

Do total de estabelecimentos avaliados, 41 receberam cinco estrelas


- Divulgação

Menos da metade das padarias de Cachoeiro de Itapemirim podem ser classificadas como excelentes, de acordo com critérios da Vigilância Sanitária. Das 88 fiscalizadas, 41 receberam cinco estrelas.

O objetivo dessa ação é o de verificar, se as padarias estão cumprindo todas as normas sanitárias, de modo a garantir a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao consumidor. As inspeções foram feitas em 2018.

A classificação por estrelas está determinada no Código Sanitário do município e é realizada anualmente, com base no cumprimento dos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde.

Entre os quesitos analisados, estão: o asseio do ambiente, do preparo e do manuseio dos alimentos; a higiene na comercialização; o cuidado com a aquisição das matérias-primas; a conservação, a exposição e o armazenamento dos alimentos; as condições de trabalho, entre outros fatores que podem comprometer a qualidade dos produtos comercializados.

"A classificação é muito importante como forma de incentivar os estabelecimentos a buscarem o aprimoramento contínuo do padrão sanitário, garantindo, aos consumidores, o acesso a produtos e serviços de boa qualidade", destaca o coordenador da Vigilância Sanitária de Cachoeiro, Denclair Escobar de Almeida.

 

Estabelecimentos que não atingiram excelência vão precisar se adequar

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Cachoeiro, Denclair Escobar de Almeida, os estabelecimentos que não cumpriram todas as normas e exigências do órgão continuam sendo acompanhados.

Eles terão um prazo de, até 60 dias, para os procedimentos de adequação e correção às normas sanitárias, solicitadas por meio de notificação. Em caso de não cumprimento, as padarias podem ser autuadas ou, até mesmo, interditadas.

Além das de cinco estrelas, outras 17 conseguiram 4 estrelas, com cumprimento de entre 95% e 90% das exigências. Vinte duas, com 3 estrelas, atingiram entre 80% e 89,99%. Sete alcançaram o nível de 2 estrelas, que varia de 79,99% a 70%. Um estabelecimento apenas ficou no pior patamar, com apenas uma estrela e 51,23% dos procedimentos aprovados.

A relação com a classificação das padarias está disponível na área de Serviços do site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).

Entretanto, para saber se a padaria do seu bairro tem qualidade compatível, basta observar o certificado de qualidade, que dever ser afixado em local visível. Nesta página, estão algumas das melhores padarias do município, que atingiram o melhor nível na avaliação da Vigilância Sanitária.

 

Comentários