Cachoeiro: ônibus voltam na semana que vem, mas só de terça a sexta - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro: ônibus voltam na semana que vem, mas só de terça a sexta

Feriado de Nossa Senhora da Penha, comemorado na próxima segunda, vai impedir a circulação das linhas regulares. Apenas as rotas para profissionais da Saúde vão operar


- Divulgação

O sistema de transporte coletivo está suspenso nos municípios em risco extremo, como é o caso de Cachoeiro nesta semana. Mas, diferente do que se imaginava, seu retorno se dará apenas na próxima terça-feira (13) e não na segunda (12), por se tratar de feriado no município, do Dia de Nossa Senhora da Penha.

Enquanto o município permanecer em risco extremo, os ônibus só vão circular para atendimento ao público nos dias úteis, ou seja, não circulam aos sábados, domingos e feriados. Como a classificação para os municípios em risco extremo vigora por 14 dias, na semana que vem só haverá linhas de terça-feira (13), mesmo com o comércio não essencial fechado, a sexta-feira (16).

O esclarecimento foi feito nesta quarta-feira (7) pelo Consócio Novotrans, responsável pelo serviço em Cachoeiro. "A próxima segunda feira (12/04) é feriado. Sendo assim, haverá transporte apenas para os profissionais de saúde, no mesmo modelo que estamos atuando hoje, com as 3 rotas dos hospitais. Nos demais dias da semana (terça, quarta, quinta, sexta) o transporte funcionará com as linhas regulares, não sendo necessárias as rotas exclusivas da saúde. No sábado e domingo, a concessionária retorna com o atendimento exclusivo, com as 3 rotas dos profissionais da saúde, uma vez que não haverá linhas regulares circulando", explica em nota.

As restrições ao transporte coletivo estão expressas em decretos estaduais e em orientações do Governo do Estado, com objetivo de frear o contágio pelo novo coronavírus. A tentativa, ao dificultar a mobilidade, é aumentar do isolamento e distanciamento social. O sistema de transporte coletivo está suspenso desde o dia 28 de março.

A definição do transporte para o período seguinte, a partir de 19 de abril - dependerá do mapa do novo mapa de risco, a ser divulgado no dia 16 de abril pelo o governador Renato Casagrande. O panorama só muda se até lá Cachoeiro deixar o risco extremo e ingressar numa classificação de menor risco.


 

Veja como vai funcionar

Com a classificação de risco atual do Município de Cachoeiro, sendo considerado Risco Extremo, o sistema de transporte funciona da seguinte forma:

 

  • Segunda e terça-feira.

Transporte coletivo funciona, porém comércio estará fechado.

 

  • Quarta, Quinta e Sexta.

Transporte coletivo funciona, com Comércio normal.

 

  • Sábado, Domingo e Feriado.

Transporte coletivo apenas para os Profissionais de Saúde.

 

 


Como fica o transporte na próxima semana

12/04 - TRANSPORTE EXCLUSIVO DA SAÚDE - 3 ROTAS

13/04 - LINHAS REGULARES SEM ROTAS EXCLUSIVAS;

14/04 - LINHAS REGULARES SEM ROTAS EXCLUSIVAS;

15/04 - LINHAS REGULARES SEM ROTAS EXCLUSIVAS;

16/04 - LINHAS REGULARES SEM ROTAS EXCLUSIVAS;

17/04 - TRANSPORTE EXCLUSIVO DA SAÚDE - 3 ROTAS

18/04 - TRANSPORTE EXCLUSIVO DA SAÚDE - 3 ROTAS

Comentários