Cachoeiro: Governo vai pavimentar "rodovia do Josélio" na região de Gironda

Reestruturação da via visa transformá-la na melhor alternativa para o escoamento da produção mineral abundante na região de Itaoca, Gironda, Sambra e Soturno

16/08/2024 13:08
Cachoeiro: Governo vai pavimentar "rodovia do Josélio" na região de Gironda /Fotos: Wagner Santos/Jornal Fato

Os cerca de 7 quilômetros que ligam a ES 486, na região da Fazenda Monte Líbano, e a ES 488, próximo à Fábrica de Cimento Nassau, devem ser pavimentados pelo Governo do Estado ao longo de 2025. A iniciativa visa tirar da área urbana de Gironda e Soturno o intenso fluxo de veículos pesados que circulam pela região de abundante produção mineral.

A via em questão, ES 467, é mais conhecida como Rodovia do Josélio, em alusão famoso restaurante localizado às suas margens, na localidade de Bom Jardim, que atrai visitantes das redondezas por sua culinária típica de roça.

Para que a pavimentação ocorra, primeiro é necessário concluir o projeto de engenharia, já em andamento sob responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Segundo o superintendente regional do DER, Itamar Pimenta Junior, essa fase deve ser concluída em dezembro.

Noventa por cento do traçado atual da ES 467, que tem 6,84 km, serão aproveitados na nova pista, com faixas de 3,5 metros em cada mão para o tráfego e 1,5 metros de acostamento. Há cerca de 18 meses, o local recebeu a aplicação de Revisol, mas o revestimento suporte pouco tempo sob o tráfego de veículos pesados. Inclusive, dimensionar essa demanda é um dos pontos a serem definidos no projeto para a solução mais duradoura.

O anteprojeto foi exposto na manhã desta sexta-feira (16), no Cerimonial Carneiro, em Soturno, em reunião organizada por entidades empresariais, que convidaram o vice-governador Ricardo Ferraço para tratar desse e diversos outros temas. Ele é, também, secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo.

Segundo Ricardo, o projeto com o licenciamento deve ser entregue até o final de dezembro e a obra inicia no primeiro trimestre de 2025. Segundo ele, embora pareça uma simples, a diligência com o projeto é necessária, devido às características do fluxo de caminhões carregados, para que a obra seja suficiente e duradoura.

No evento, promovido por Acisci, CDL, Sindirochas, Centrorochas e Messes, houve a participação do empresariado local, mas, também de políticos da região. Entre eles, o prefeito Victor Coelho (PSB), e os vereadores Léo Cabeça (PSDB) e Paulo Grola (Podemos), que moram na região e Delandi Macedo (PSDB).