BSCA escolhe os melhores cafés de colheita tardia - Jornal Fato
Geral

BSCA escolhe os melhores cafés de colheita tardia

Para essa fase final do torneio, foram selecionadas 40 amostras de nanolotes de café arábica de colheita tardia, sendo 14 de propriedades capixabas


Foto: Divulgação/BSCA

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realiza de 19 a 21 de fevereiro a 4ª e a 5ª Etapa do "Programa Destaque BSCA Micro Region Showcase", que tem como destaque um encontro de produtores com compradores, no município de Alto Caparaó (MG).

Para essa fase final do torneio, foram selecionadas 40 amostras de nanolotes de café arábica de colheita tardia, sendo 14 de propriedades capixabas dos municípios de Dores do Rio Preto, Castelo, Marechal Floriano, Domingos Martins, Brejetuba, São José do Calçado e Iúna. Cerca de 20 especialistas reconhecidos internacionalmente farão a análise desses cafés.

Degustador de café e membro da Frente Parlamentar Mista do Café, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) é um dos pioneiros no trabalho de qualidade do café no Espírito Santo, atuando desde a década de 90 para elevar o padrão dos grãos. Evair destaca a iniciativa da BSCA ressaltando a importância da realização desses eventos. "Os concursos de qualidade são fundamentais para a cafeicultura, incentivando nossos produtores a buscarem técnicas, ferramentas e investimentos voltados à melhoria do fruto. Além disso, são grandes oportunidades para os agricultores se conectarem, trocarem experiências e conhecimentos com outros produtores e com os mercados nacional e internacional".

Evair reitera também a importância da realização de leilões de cafés especiais. Para o deputado, a demanda por grãos de maior qualidade tem crescido e interferido cada vez mais na economia do país. "É necessário que façamos a diferenciação dos cafés especiais dos grãos comuns para esses leilões. É um estímulo a mais para os cafeicultores que adotam boas práticas agrícolas continuarem elevando o padrão de seus produtos", afirmou o parlamentar.

O evento também conta com um ciclo de palestras relacionadas às etapas de produção de café, relacionamento com a cadeia produtiva do setor, melhoramento da genética do produto, além da inserção do grão na cultura gastronômica. Confira a programação:

 

19 de fevereiro

09:00 = Práticas de Pós Colheita com Josué Morales
09:35 = Perguntas ao Palestrante
09:50 = Coffee Break
10:00 = Fermentação de Café com Ana Paula e Nádia - UFLA  Ciência de Fermentação
10:35 = Perguntas às Palestrantes  
10:50 = Coffee Break
11:00 =  Relacionamentos na Cadeia do Café  com Isabela Raposeiras - Coffee Lab
11:30 = Perguntas à Palestrante
12:00 = Apresentação da Empresa Bourbon Coffees que está patrocinando o Almoço
12:30 = Almoço
- Visita na Fazenda Ninho da Águia (Alto Caparaó)

 

20 de fevereiro
09:00 = Solo em relação ao Café com José Romeu Favaro - Via Caffé
09:35 = Perguntas ao Palestrante
09:50 = Coffee Break
10:00 = Melhoramento de Genética no café com Grupo Fundação Procafé
10:35 = Perguntas ao Palestrante
10:50 = Coffee Break
11:00 = Café na Gastronomia com janaína Rueda -Bar da Dona Onça & Casa do Porco
11:30 = Perguntas à Palestrante
12:00 = Apresentação da Empresa Faf Coffees que está patrocinando o Almoço.
12:30 = Almoço
Visita na Pedra Menina - Produtores Afonso Lacerda & Jhone Lacerda 

Comentários