Bombeiros homenageados por resgates em Brumadinho - Jornal Fato
CANAL FATO

Bombeiros homenageados por resgates em Brumadinho

Os cachoeirenses Hugo Meneguiti, junto com seu cão Atos, e Leonardo Rovetta receberam as homenagens na Câmara Municipal


- Foto: Ronaldo Santos

Foram homenageados na tarde desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, os bombeiros capixabas que ajudaram no resgate das vítimas em Brumadinho, Minas Gerais. A honra foi solicitada pelo vereador Delandi Macedo.

Os homenageados foram o Cabo Hugo Meneguiti, que trabalha na 1ª Cia do 3º BBM, junto com o seu cão Atos, e o soldado Leonardo Rovetta, da 2ª Cia do 3º BBM, em Guaçui. Ambos são moradores de Cachoeiro.


Confira a reportagem em vídeo:


O Tenente Coronel Hebert de Carvalho contou que os bombeiros ficaram durante 14 dias em Brumadinho e trabalharam 16 horas por dia, sem descanso.

"Eles acordavam antes do sol nascer e só paravam quando o sol ia embora, quase às 20h00 da noite", afirma.

Ele ainda lembra que o trabalho foi totalmente manual e como os cães foram essenciais nas buscas, já que os animais tinham a função de encontrar segmentos de corpos que estavam enterrados na lama.

"O cenário era lastimável, houve momentos em que a gente teve dificuldade de trabalhar pelo excesso de odor. Eu diria que foi a missão mais trágica que eu participei", diz.

Visivelmente emocionado ao ser questionado de como foi a volta para casa depois da operação em Brumadinho, o Cabo Meneguiti tenta explicar o que sentiu após ajudar no resgate de uma tragédia que abalou todo o Brasil.

"A gente tenta se apegar aos amigos. Somos humanos e, apesar de treinados para trabalhar com isso, a gente sente. Não tivemos a felicidade de achar nenhuma vítima com vida, então a cada corpo encontrado foi um conjunto de emoções sabendo que tem uma família esperando por aquela pessoa. Inegavelmente, nos emocionamos e acredito que se pararmos de nos emocionar é porque estamos na profissão errada", afirma.

Comentários