Bancada pede suspensão de norma que prejudica o ES - Jornal Fato
Geral

Bancada pede suspensão de norma que prejudica o ES

Portaria do Ministério da Agricultura excluiu os pontos nos portos capixabas que reinspecionavam produtos de origem animal importados e exportados


- Divulgação

A bancada federal capixaba e o governador Renato Casagrande (PSB) solicitaram na manhã desta quarta-feira (20) à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a suspensão da portaria 183/2018, publicada no final do ano passado, que excluiu os pontos nos portos do Estado que realizavam o serviço de reinspeção dos produtos de origem animal importados e exportados pelo Espírito Santo.

A reunião foi realizada no Ministério da Agricultura, em Brasília. O deputado federal Da Vitória (PPS-ES), coordenador da bancada, explicou que a pauta surgiu de um diálogo com o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) e da Associação dos Portos Secos do Espírito Santo.

"A ministra Tereza Cristina foi muito receptiva ao nosso pleito. A portaria foi publicada no final do ano passado, no apagar das luzes, e sem uma justificativa clara. E prejudicou a exportação e importação de produtos de origem animal. Pedimos a suspensão em definitivo da medida. A ministra concordou em prorrogar até o final do ano o prazo para a vigência da portaria e vai se aprofundar sobre o assunto para avaliar a suspensão definitiva. Ela ficou de nos dar um retorno assim que finalizar essa análise", destacou o deputado Da Vitória.

Com a portaria publicada no dia 24 de dezembro, foram alijados no Espírito Santo o serviço de inspeção de produtos de origem animal em três portos secos, em terminal portuário e no aeroporto. Dentre os produtos exportados pelo Estado estão a carne bovina, peixes e crustáceo. E entre os importados está o leite em pó.

Além do deputado federal Da Vitória e do governador Renato Casagrande, também participaram da reunião o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, e os deputados federais Ted Conti, Felipe Rigoni, Soraya Manato, Norma Ayub, Evair de Melo e Sérgio Vidigal.

Comentários