Australiana de 6 anos é a pessoa mais jovem a publicar artigo científico - Jornal Fato
Geral

Australiana de 6 anos é a pessoa mais jovem a publicar artigo científico

A pequena Grace e seu pai, o ecólogo Graham Fulton, estudaram o comportamento de corujas


- Divulgação

Crianças prodígio estão sempre nos surpreendendo com sua capacidade. Muitas entram em universidades antes da hora ou então superam Einstein e Hawking no teste de QI. A pequena Grace Fulton, uma menininha australiana de apenas 6 anos, entrou para o time e é possivelmente a pessoa mais jovem a ter um artigo científico publicado.

Claro que Grace puxou o gosto pela ciência de seu pai, Graham Fulton, que é ecólogo e historiador da Universidade de Queensland, na Austrália. Ambos participaram de pesquisas de campo para ajudar a proteger espécies raras de corujas, como as aves do gênero Ninox e Tyto, a mascarada australiana e o boobook australiano.

"Grace absolutamente adora corujas. Ela viaja pelo país coletando dados sobre onde essas aves estão e o que está acontecendo com suas populações a medida que os habitats declinam", conta o pai orgulhoso.

A menina é uma das principais autoras de um artigo cientifico que analisou a presença de corujas em áreas urbanas e florestais. A pesquisa foi realizada em dois locais: um perto da casa da família, em Brisbane, e outro na floresta tropical de Mount Glorious, em Queensland.

Pai e filha compararam o comportamento de corujas selvagens e outras aves noturnas. Com o estudo de campo, eles viram que os animais precisam de reservas maiores em Brisbane, com árvores antigas para que possam ser habitadas por corujas e muitas outras espécies florestais. Outra observação da família é que animais de estimação também atrapalham a permanência de corujas na cidade.

Grace não é apegada somente às corujas. Ela gosta de muitos outros animais, como as cobras, por exemplo. "Ela não as vê como algo ruim; e definitivamente não tem medo de tocá-las", diz Graham. "Também gostamos de brincar com sanguessugas, pois ela acha que são fofas!"

O pai de Grace afirma que, desde os dois anos , a pequena nunca parou de perguntar o porquê das coisas. "Estou emocionado por ajudar a estimular sua curiosidade sobre o mundo natural", comemora.

Comentários