Arte do grafite embeleza o centro de Cachoeiro

Centro da cidade ganha painel destacando as belezas naturais, economia, esporte e homenageia Newton Braga

25/08/2015 00:00
Arte do grafite embeleza o centro de Cachoeiro

 

O muro ao lado da escadaria principal que dá acesso a Câmara de Vereadores, no centro de Cachoeiro de Itapemirim, está de visual novo. O local, que era alvo constante de pichadores, ganhou um painel temático que retrata as belezas naturais, o patrimônio histórico, o café representando a economia do município e destaca os irmãos Braga: o poeta e criador do Dia de Cachoeiro, Newton, retratado na pintura, e o cronista Rubem.

 

O artista plástico Rudson Costa, autor do mural, contou que a inspiração partiu da sua busca em resgatar personagens, fatos e detalhes que fazem parte da história da cidade.

 

?Levei 16 horas para concluir o trabalho, entre quinta e sexta-feira da semana passada, e considero também uma contribuição ao Circuito Cultural Arte entre Povos do qual participei na edição do ano passado?, diz.  ?Esse muro fica numa região central e estava todo branco. Por isso, solicitei à Prefeitura de Cachoeiro autorização para fazer intervenção e também apoio para a compra das tintas?, explicou.

 

Rudson também é autor da obra no muro que fica entre o centenário edifício Bernardino Monteiro, sede da Prefeitura, e a agência dos Correios, no Centro de Cachoeiro. No trabalho, o artista cachoeirense uniu os ícones locais, com elementos como o ?Sabiá da Crônica?, alusão a Rubem Braga, e a coroa, que remete ao ?Rei da Música?, Roberto Carlos, e à ?Princesa do Sul?, uma das alcunhas atribuídas a Cachoeiro.

 

Agradou

 

A artesã Janine Soares elogiou a iniciativa e disse que a cidade precisa de mais cores para ficar ainda mais bonita. ?O muro estava sempre coberto de pichações com sinais indecifráveis e tudo muito feio. Agora, valeu a pena?, disse.

 

A estudante Natália Secco também parabenizou o artista pela iniciativa e espera que os pichadores não ?emporcalhem? o mural. ?Tem que respeitar um trabalho com beleza e requinte em detalhes?, comentou.

 

A professora Sônia Ribeiro disse ter ficado admirada com a criatividade e a beleza das tonalidades de cores utilizadas na obra. ?É bom para a cidade, pois além de retratar seus símbolos enriquece o aspecto cultural do seu povo?, sintetizou.

 

Ailton Weller