Aprisco Rei Davi oferece mais espaço e estrutura para as crianças - Jornal Fato
Geral

Aprisco Rei Davi oferece mais espaço e estrutura para as crianças

o local foi reaberto nesta quinta-feira (1º) na rua rua Lívia de Oliveira Depes, Independência


Foi reaberto nesta quinta-feira (1º) a unidade do Serviço de Acolhimento Institucional Aprisco Rei Davi, administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O abrigo voltou ao seu local de origem, que fica na rua Lívia de Oliveira Depes, no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim.

O espaço passou por reforma completa. Foram restaurados os sistemas de energia e de esgoto, além da estrutura. O lugar abrigará, a partir de hoje, 19 crianças, sendo 10 com idade até um ano. As outras nove têm até 12 anos.

Essas são crianças que estão sob medida protetiva em decorrência de violação de direitos como o abandono, negligência e violência de todos os tipos. Elas ficam no abrigo temporariamente até que possam ser reinseridas em seu ambiente familiar. No entanto, nem todas podem voltar para casa e ficam para a adoção.

Antes da reabertura do Aprisco, a unidade funcionava no bairro Vila Rica, em uma casa alugada pelo município, menor e com estrutura inferior. Hoje, as crianças poderão viver em um local mais seguro, maior e, conforme diz a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, em um lugar mais humanizado e cheio de amor.

"Eu estou muito feliz com o novo Aprisco. Aqui, as crianças terão mais liberdade, mais espaço para brincar, correr. Este é um local familiar, onde elas terão melhores condições de vida. É a casa delas. A palavra que eu tenho para o dia de hoje é gratidão. Eu sou grata por toda a minha equipe, equipes de outras secretarias, que fizeram de tudo, deram tudo e com amor, para que esse lugar ficasse pronto em pouco tempo", comenta.

Márcia ainda comenta que o município tem todos os serviços de assistências sociais funcionando graças ao olhar de apoio e proteção que o prefeito Victor Coelho tem.

"É uma alegria muito grande concretizar esse sonho. Márcia tinha o desejo de tirar as crianças do prédio antigo e colocá-las aqui, em um lugar mais harmonioso. E eu topei, disse que ela poderia contar comigo. Não é à toa que ela está nesta pasta. Foi escolhida a dedo por ter um coração de mãe e de avó.

Trabalhamos para que nossas crianças possam desfrutar de um ambiente familiar. E aqui, eu garanto, elas terão muito amor", afirma o prefeito Victor Coelho.

O promotor de justiça Paulo Sérgio Moreira Nobrega destaca que o abrigo é apenas um lar temporário. Para ele, saber que as crianças poderão viver em um ambiente melhor é gratificante.  

"Esse é o momento de valorizar o trabalho de cada um que dá assistência a essas crianças. Queremos esse espaço lindo, mas, na verdade, a gente trabalha para que esses meninos e meninas não precisem ficar nele. Esperamos que a comunidade em volta deste abrigo acolha nossas crianças. Que a população também ajude, porque é dever de todo cidadão cuidar delas, para que elas tenham seus direitos assegurados", diz.

A defensora pública Priscila Ferreira Marques, que também acompanha o trabalho realizado pelo Aprisco Rei Davi, relata que fica emocionada por acompanhar de perto a reinauguração da unidade. "Ver que esse espaço ficou tão lindo me deixa muito feliz. Esse espaço é trabalhado para ser passageiro enquanto as famílias dessas crianças sejam preparadas para recebê-las de volta", finaliza.

As crianças ficam no abrigo com cuidadoras e a limpeza do lugar é mantido pelas auxiliares de serviços gerais da prefeitura. Contudo, as crianças são educadas para também ajudarem a manter a ordem do local, como guardar os brinquedos que usarem, arrumar as camas e não deixar nada fora do lugar.

O novo espaço conta com cozinha, lavanderia, sala de TV, refeitório, auditório, recepção, biblioteca, sala para os cuidadores, sala de informática, enfermaria, sala do pedagogo, administrativo, sala do assistente social, sala do psicólogo, berçário, quartos para meninos e meninas separados, brinquedoteca, ares condicionados em todas as salas, espaço para recreação e quadra.

 

Comentários