Açougue de primeira categoria - Jornal Fato
Geral

Açougue de primeira categoria

Classificação da Vigilância Sanitária é o melhor indicativo da qualidade das carnes vendidas em Cachoeiro


Arquivo FATO

O churrasco há muito tempo é uma das opções prediletas do cachoeirense nos seus momentos de lazer. Além disso, a maioria aprecia uma boa carne nas refeições do dia-a-dia. Mas, onde comprar com a melhor procedência?

A classificação anual feita pela Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itapemirim é o melhor indicativo de que os açougues estão ou não dentro das normas. O consumidor deve ficar atento ao estrelamento dos açougues, que deve ser afixado em local visível nos estabelecimentos.

A última classificação saiu em setembro do ano passado, após a fiscalização em 73 estabelecimentos, dos quais 43 atingiram a excelência, com cinco estrelas na avaliação que, normalmente, leva dois meses.

Nas inspeções, a equipe de fiscalização fica alerta para detalhes que podem passar despercebidos ao consumidor, mas que podem significar riscos. Durante a visita, é checada uma série de itens, que perfazem as regras de higiene, documentação indispensável ao funcionamento, acondicionamento de alimentos e de resíduos, prazos de validade e origem da carne.

Os estabelecimentos recebem pontos e são posicionados em uma escala que vai de uma a cinco estrelas. Os que ficam com duas ou uma estrelas são notificados pela Vigilância para corrigir as irregularidades identificadas. O não cumprimento das determinações do órgão pode acarretar multa e até interdição do açougue.

                                                               

 

 

 

 

 

 

Comentários