Ações em comemoração ao Dia da Água começam nesta quinta (21) - Jornal Fato
Geral

Ações em comemoração ao Dia da Água começam nesta quinta (21)

Na sexta (22), haverá palestra sobre recuperação de nascentes na Escola Família Agrícola


O Dia Mundial da Água (22 de março) será celebrado em Cachoeiro de Itapemirim com vasta agenda, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que terá início nesta quinta-feira (21) e se estenderá até a próxima semana, com uma série de atividades educativas focadas na preservação dos recursos hídricos.

A programação abre, na quinta, com a palestra "A importância da água no processo produtivo", com Viriane Pigatti, bióloga da Semma. O evento, marcado para as 7h, é direcionado aos funcionários de uma empresa de calçados no bairro BNH de Baixo, local do encontro.

Na sexta (22), Viriane ministrará a palestra "Recuperação de nascentes" para os alunos da Escola Família Agrícola, no distrito de Pacotuba, a partir das 8h30.

Neste mesmo dia, o Centro Universitário São Camilo (Campus I), no bairro Paraíso, vai receber, às 15h, a palestra "Desenvolvimento do Projeto Nascentes Vivas", com Miriam Teixeira Cleto, da Semma, coordenadora do projeto que será abordado na ocasião. O público-alvo serão servidores públicos das áreas da saúde e de meio ambiente dos municípios do sul do estado.

A programação segue no dia 25, no bairro Village da Luz, com a visita do projeto Caixa Ecológica (uma caixa que se transforma em estante de livros infantis sobre ecologia) ao projeto social Villagindo para ser feliz, com ações lúdicas de conscientização pela manhã, das 8h30 às 9h30, e à tarde, das 14h às 15h.

No dia 26, a comunidade quilombola de Monte Alegre, em Pacotuba, receberá, às 18h30, a palestra "Desenvolvimento do Projeto Nascentes Vivas", que tem como objetivo buscar a adesão dos produtores rurais locais à iniciativa da prefeitura que visa a proteção e preservação das nascentes no campo.

Já no dia 27, terá a palestra "Corpo hídrico e atividade humana", às 9h, no Tiro de Guerra, no bairro Ibitiquara, com o especialista em Gestão de Análise Ambiental, Guilherme Gomes de Souza. À noite, às 19h25, ele apresentará a mesma temática na Faculdade Multivix do bairro União, em atividade aberta ao público.

Ainda no mesmo dia, haverá a apresentação do projeto de Iniciação Científica Jr. "Análise socioambiental e os aspectos hidrológicos da sub-bacia do Córrego Amarelo", proferida pela professora e bióloga Cristina Gama Pacheco, mestre em Biotecnologia da Reprodução. O evento ocorrerá na Faculdade Multivix, no União, às 19h.

No dia 28, o Centro de Convivência Vovó Matilde, do bairro São Geraldo, receberá, das 8h às 13h, a oficina "Vem Reciclar", coordenada por uma equipe da Semma. Aos alunos da Escola Monteiro Lobato, do bairro Alto União, será apresentada a palestra "Desenvolvimento do Projeto Nascentes Vivas", por Miriam Teixeira Cleto, às 14h.

Guilherme Gomes de Souza apresentará, novamente, a palestra sobre "Corpo hídrico e atividade humana"; desta vez, na Universidade Paulista Unip (Polo Cachoeiro), na rua 25 de Março (em cima do Banestes), Centro. Aberto ao público universitário, o evento começará às 19h25.

Também na Universidade Unip, às 19h, a bióloga e professora Josiane do Carmo Menezes e o geólogo e pesquisador Flávio Costa de Cerqueira vão apresentar o projeto de Iniciação Científica Jr. "Um fato, um dado, uma ação: por um Córrego Vivo".

A agenda comemorativa do Dia da Água em Cachoeiro se encerrará, no dia 29, com a palestra "Resultados do Programa Nascentes Vivas", às 11h, na escola estadual Cei Átilia de Almeida Miranda, no bairro Vila Rica.

Comentários