Qual a importância dos repórteres?

A imensidão do mundo é uma compreensão que inúmeras vezes é difícil de assimilar....

17/02/2019 11:00
Qual a importância dos repórteres?

A imensidão do mundo é uma compreensão que inúmeras vezes é difícil de assimilar, existe inúmeros hemisférios e locais tão remotos e tão únicos, mas independente de quão longe estejam, muitas vezes pode-se saber notícias sobre ele sem sair de casa, este é um dos milagres do mundo globalizado, a comunicação atravessou fronteiras, mas é sempre preciso um profissional especializado para repassar as notícias em todas nas mídias, por tal fato os repórteres fazem parte do cotidiano das emissoras, mas será qual a importância deles ?

Séculos anteriores à informação demorava muito tempo para chegar, muitas vezes levada por mensageiros de barco, anos depois surgiu o rádio que já foi um grande avanço, sendo uma tecnologia revolucionária para época, contudo foi quando a internet finalmente se concretizou que a facilidade de pesquisar notícias se fixou, e os repórteres começaram a viajar para diferentes locais do mundo para relatar as principais notícias, enquanto os telespectadores só precisariam de uma tela para acessá-las. O famoso escritor Euclides da Cunha autor de Os Sertões é considerado por muitos como o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra de Canudos para O Estado de São Paulo, em 1896. Na época, ele entrevistou presos, pesquisou arquivos sobre os envolvidos na guerra, investigando a fundo a situação, e narrando para o jornal o que acontecia .

Ao longo da história os repórteres lutaram contra perseguição dos governos, por muitas vezes expor a sujeira obscura da política, essa situação mesmo que menor acontece até hoje nas terras brasileiras, inúmeras vezes os repórteres sofrem com a censura de inúmeros grupos e são até mesmo ameaçados . Segundo o relatório realizado em 2013 da organização Repórteres sem Fronteiras, o Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos nas Américas. Tais fatos representam ainda mais a importância dos repórteres, pois diversas vezes se arriscam para levar a informação até a sociedade.

Portanto, em vista da importância do repórter no contexto atual, percebe-se que este é um trabalhador que merece ter seu trabalho reconhecido e respeitado, pois inúmeras vezes enfrentam organizações inteiras que tentam sabotá-lo para trazer a notícia a tona, uma notícia que tudo pode mudar,

espera-se que os repórteres continuaram fazendo suas reportagens informando a população até o final dos tempos.

Por Filipe Gobbi Vanini