Junho Vermelho: doe sangue agora! - Jornal Fato
Fato Inovador

Junho Vermelho: doe sangue agora!

O Brasil tem 1,8% de sua população comprometidos a doar sangue regularmente


O Brasil tem 1,8% de sua população comprometidos a doar sangue regularmente, sendo que a meta de doadores proposta pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para nós é de 3%.

Por isso, o mês em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (no dia 14), se tornou "Junho Vermelho".

Com o sangue doado é feito um processamento, separando 4 hemocomponentes:

1 - Seu Plasma vai para pacientes com distúrbios de coagulação.

2 - Seus Crioprecipitados vão para pacientes com falta da proteína fibrinogênio e/ou com deficiência de um fator de coagulação específico.

3 - Suas Hemácias vão para pacientes em cirurgia ou com hemorragias ou anemias graves.

4 - Suas plaquetas são usadas em pacientes com câncer ou que necessitem de transplantes.

Cada doador salva pelo menos 4 vidas por cada doação que faz.

 

************************************

 

NOTAS

 

Para Doar Sangue em Cachoeiro 1

Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim-ES:
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira de 07:00h às 16:00h. Aos sábados de 07:00h às 11:00h. Telefone: (28) 2101-2123. Site: http://heci.com.br/banco-de-sangue

 

Para Doar Sangue em Cachoeiro 2

Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim-ES:
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira de 07:00h às 16:00h. Aos sábados de 07:00h às 11:00h. Telefone: (28) 3526-6232. Site: http://www.santacasacachoeiro.org.br/site/banco_sangue.asp

 

Para Doar Sangue em Cachoeiro 3

Requisitos: Boas condições gerais de saúde; Estar descansado; Ter entre 16 (até 18, com autorização dos responsáveis) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade); Pesar mais de 50kg; Ter se alimentado; Portar Documento oficial com foto; Respeitar o intervalo mínimo entre as doações; Ter estilo de vida saudável e Não ter comportamento de risco.


Entre o Sangue Artificial e a Solidariedade

 

O mundo tem se esforçado para criar um substituto para o sangue humano.

É que, além dos lucros que um sangue artificial "perfeito" geraria, tem sido difícil conseguir a quantidade necessária, na qualidade necessária, apenas com doações.

Embora o sangue humano tenha muitas funções, o sangue artificial está sendo projetado para apenas transportar oxigênio e dióxido de carbono.

Há muitas substâncias sendo testadas nos laboratórios do mundo, seja por produção sintética, por isolamento químico e/ou por tecnologia bioquímica recombinante, mas os efeitos colaterais são o grande desafio. Eles incluem reações alérgicas, intoxicação e até danos aos tecidos.

Recentemente houve um avanço nas pesquisas. Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington criaram o Erythromer, um análogo sintético do sangue humano que pode transportar oxigênio por até dois dias.

O Erythromer não substitui o sangue humano, age apenas como um meio temporário de preenchimento do VSC (Volume de Sangue Circulante) e de restauração da função da transferência de oxigênio para as células do corpo humano, mas, segundo os Pesquisadores, faz isso sem os efeitos colaterais observados em outras substâncias testadas.

Ele é em pó (pode ser dissolvido até mesmo em soro fisiológico, em caso de emergência), não requer condições especiais de transporte e/ou armazenamento e tem prazo de validade de 6 meses.

Mas, cá para nós, nada substitui a SUA disposição de se levantar do sofá, procurar um Hemocentro, doar sangue e ajudar a salvar várias vidas.

 

Joaquim Neiva é Jornalista e Gestor de Marketing Digital e Mídias Sociais na Empresa Fazejamento Digital. (WhatsApp: 28 98814-6228)


Por que investir no marketing digital?

A cada dia existem novas empresas levando seus negócios para a Internet. Além disso, esses empresários estimulam outras irem para a rede e investem mais no Marketing Digital para alcançar o público consumidor.

Quando uma empresa é ativa na Internet, ela vê, permanentemente, o que os seus clientes fazem, ou seja, o que eles adquirem mais. Isso dá a ela um norte: mostra adaptações possíveis para estar sempre dentro das preferências e expectativas.

Mas, apenas ver o que os consumidores fazem não é o suficiente. É preciso selecionar profissionais que desvendem as atitudes dos consumidores e transformem em soluções criativas para sua empresa.

Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de analisar seus resultados. Antes, como avaliar alguém sem estar perto? A única fonte que as empresas podiam usar eram as vendas: se baixas, significam opinião ruim. No entanto, era procedimento mais lento e os prejuízos maiores. Com a Internet, pode-se realizar mudanças quase em tempo real, sem que a queda das vendas comprometa o faturamento do seu negócio.

Um comercial que é veiculado na televisão, por exemplo, necessita de uma ampla produção. O gasto é alto e, havendo algo que não fique de acordo e que só seja observado depois, a mudança significa mais dinheiro. Afinal, é como se um novo comercial fosse feito, pois não são todas as mudanças que acontecem através de programas.

Na Internet, todas as correções são mais simples e em tempo real. Uma postagem pode ser editada, uma imagem pode ser substituída, enfim, as mudanças necessárias para implementar suas vendas podem ser feitas a qualquer tempo.

Uma grande resposta para o porquê as empresas migrarem para a Internet é justamente o fato de sua concorrência estar nela. Um fundamento do empreendedorismo é aprender sobre aqueles que também estão fornecendo aos consumidores.

Sempre que uma empresa utiliza a Internet em seus negócios e outras veem o potencial, há um fluxo. Importante: esse quadro não prevê mudanças. Na realidade, as empresas novas já começam na rede e há aquelas que só atuam online.

"Mude as suas ações e você mudará os seus RESULTADOS"

 

Cleiton Martins é especialista em vendas online.

Comentários