Renato Casagrande afirma: "estamos em Alerta Vermelho no Espírito Santo - Jornal Fato
Estadual

Renato Casagrande afirma: "estamos em Alerta Vermelho no Espírito Santo

Número de casos está sendo monitorado mas esta semana pode ser decisiva para a economia capixaba


O governador Renato Casagrande e o secretário de estado da saúde, Nésio Fernandes concederam entrevista coletiva na tarde desta segunda feira (30). 

Logo na abertura, Casagrande agradeceu o apoio de todos que estão se mantendo isolados para evitar o contágio do coronavírus. Reforçou que todos devem permanecer em casa, e os que ainda tenham dúvida possam compreender e ajudar no isolamento social. 

"Teremos impactos na área econômica. O governo federal já anunciou medidas para evitar grandes prejuízos; quem puder manter seus negócios durante este momento mantenha, adapte seu trabalho para se manter isolado" disse o governador. 

No Espírito Santo não houve morte por coronavírus e os casos confirmados estão sendo acompanhados dia a dia pela Secretaria de Saúde. 

Renato Casagrande reforçou a informação da contaminação comunitária, que é um dado relevante, colocando o ES nos níveis de RJ e SP onde esse tipo de contaminação acontece e também em relação aos cuidados:

"Com isso, a possibilidade de contágio atinge níveis muito mais elevados", pondera Casagrande. Ele disse ainda que vai aumentar a capacidade de testes "Nosso objetivo é chegar a 500 testes por dia". 

Sobre o vencimento do decreto de fechamento do comércio no próximo sábado(4), o governador disse: "Vamos avaliar com especialistas em saúde se o prazo será estendido ou não, vai depender da evolução da semana, para chegarmos a uma conclusão segura" afirmou. 

O secretário de saúde Nésio Fernandes, que esta bem após ser internado de ultima hora, recebeu alta e participou da coletiva. Ele esclareceu os novos protocolos de exames para o coronavírus no Espírito Santo. Sobre a transmissão comunitária ele disse que o momento é de cautela "Não podemos descuidar desse isolamento social. Não temos noção de onde estão acontecendo essas transmissões. Não sabemos quem são as pessoas com o vírus". 

O Secretário alertou que esse desconhecimento de quem está com o vírus e que sem saber, pode estar frequentando supermercados, praças e outros locais públicos aumenta o risco. "Não é um capricho técnico ou burocrata, é cuidar da vida, com disciplinas e retomar as atividades num momento oportuno" destacou Nésio Fernandes. 

Em relação à retomada das atividades econômicas, Casagrande reforçou que "Não temos condições seguras para liberar agora essa circulação". Mas as orientações podem "endurecer": "As restrições de circulação e abertura do comércio, envolvem a Polícia Militar, Defesa Civil, Exército e Bombeiros para alertar a população que se mantenha em casa, é preciso que todos entendam, nessa fase de educação" disse Casagrande. 

O secretário Nésio Fernandes usou o termo "radical" em relação às pessoas que tenham qualquer tipo de gripe, neste momento de prevenção: "Dentro de casa o distanciamento e o uso de máscara é indispensável" disse.  

O governador antecipou um decreto específico para Lotéricas no ES que está sendo estudado por ele: "Utilização de máscaras e luvas, avisos para que clientes e funcionários higienizem as mãos são alguns dos itens exigidos que poderão ser exigidos em locais que poderão abrir futuramente; cuidados com as mãos no rosto, contatos físicos e todo o tipo de prevenção daqui para frente. Estamos em Alerta Vermelho" disse Casagrande.

Uma preocupação das famílias é sobre a volta às aulas e Casagrande afirmou: "Não teremos retorno das aulas ainda, como previam os pais, para garantir a saúde das crianças e servidores da educação. Estamos preparando atividades online para todos os alunos" declarou o governador. 

Em relação à forma com que o governo está se preparando para os próximos 30 dias, contando com aumento no número de casos, leitos de UTI, lembrando que abril é um dos meses considerado "crítico" no combate ao coronavírus, o secretário Nésio Fernandes disse que essa estatística depende de números de transmissão comunitária "Temos grandes chances de ter uma proporção pequena de letalidade devido à capacidade de testes e rapidez nos resultados". complementou o secretário de saúde. 

"É importante manter o isolamento social mais intenso nesse momento para garantir a segurança da população" disse Renato Casagrande. "As indústrias estão operando, postos de gasolina, supermercados, farmácias estão trabalhando; o que eu falo para estes segmentos: aumentem os protocolos de segurança interno e externo; Até sexta feira podemos autorizar ou não alguma atividade comercial após essa avaliação durante a semana. No momento, não" declarou o governador.

 

 

 

 

Comentários