Rádio em unidade prisional ajuda a conscientizar sobre o COVID-19 - Jornal Fato
Estadual

Rádio em unidade prisional ajuda a conscientizar sobre o COVID-19

Os conteúdos, divulgados pela direção e equipe de saúde da unidade, abordam cuidados com a prevenção e os sintomas da doença.


No ar há cerca de dois anos, a Rádio Vox é uma rádio implantada no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) para facilitar a comunicação com os internos e ainda oferecer informação e entretenimento. A mídia está sendo fortemente utilizada no combate ao novo Coronavírus (COVID-19) e na conscientização de presos sobre os riscos da pandemia mundial.

A direção da unidade e a equipe de saúde têm usado a Rádio Vox na disseminação de informações, tirando dúvidas e incentivando os internos a preservarem seus familiares pedindo que tomem cuidados e se protejam. As informações têm sido passadas pelo setor de enfermagem da unidade, que está promovendo boletins a cada duas horas lembrando dos cuidados de higiene e limpeza que devem ser seguidos por todos.

Para o diretor da unidade, Nelson Merçon, a ferramenta permite disseminar e reforçar a necessidade dos cuidados que o momento inspira. "Os internos estão entrevistando os profissionais da área de saúde que falam quais devem ser os cuidados para evitar o contágio e os sintomas da doença. Também gravamos com alguns familiares, que relataram como estão lidando com isso, a questão do isolamento social. A informação é de grande valia para evitar a histeria e situações de descontrole dentro do sistema, e neste passo a Rádio Vox tem sido extremamente eficaz", frisou.

A unidade está seguindo o protocolo estabelecido pela Sejus, que entre outros, determina a visita de apenas um familiar por interno, sendo proibida a entrada de menores de idade; que passam por uma triagem para acessar à unidade. Os visitantes com quadro suspeito de infecção têm sua visita adiada.

"Tem sido muito importante ouvir as recomendações pela Rádio Vox, e entender o que realmente está acontecendo no mundo, ajudando, assim, nossos familiares e amigos a se protegerem também, pois quando conhecemos a doença conseguimos abordar o tema com nossa visita", ressaltou Genival Brau, interno do CDRL.

Comentários