Ex-jogador da Seleção Brasileira visita rádio de presídio no ES - Jornal Fato
Estadual

Ex-jogador da Seleção Brasileira visita rádio de presídio no ES

Atualmente fora dos campos, o ex-jogador possui importantes títulos, que incluem três Campeonatos Cariocas


Foto: divulgação/Sejus

A Rádio Vox, rádio criada pelo Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), recebeu uma visita ilustre durante a transmissão do programa Mesa Redonda: o ex-jogador da Seleção Brasileira Fabiano Eller. Natural de Linhares, o atleta já jogou em times de renome do futebol brasileiro, como Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, além de clubes internacionais como o Al-Ahli do Qatar, Trabzonspor da Turquia e o Atlético de Madrid da Espanha.

A visita aconteceu na semana passada. Atualmente fora dos campos, o ex-jogador possui importantes títulos, que incluem três Campeonatos Cariocas, duas Copas Libertadores da América e o principal título da carreira, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que conquistou em sua passagem pelo Internacional de Porto Alegre em 2006.

Sobre sua experiência enquanto profissional do esporte, Fabiano Eller afirmou que a humildade é um importante instrumento de reconhecimento do público com o seu trabalho e uma forma de transformar a vida das pessoas.

"Já conquistei muita coisa, mas hoje sou um ex-jogador. Chega um momento em que as coisas acabam, por isso, a humildade na vida é importante para gente conseguir muitas coisas, porque quando você atinge o sucesso e mantém a humildade, você chega longe. As pessoas reconhecem isso na gente", disse.

Durante o bate-papo, que teve duração aproximada de 2h30min, o ex-lateral relembrou sua carreira nos gramados, a passagem pelos clubes dentro e fora do Brasil e as muitas histórias que carrega ao longo de sua jornada.

Participaram do programa Mesa Redonda o professor de Educação Física Edvan Correia Maia e o diretor do CDRL, Nelson Rodrigo Pereira Merçon. Outros internos da unidade, que fazem parte do projeto acompanharam o bate papo e também participaram da transmissão.

Ao final da entrevista, Fabiano Eller ressaltou a importância do projeto e ficou de voltar para uma segunda visita. "Pode ter certeza que vou voltar. É importante multiplicar o projeto que acontece aqui [na unidade] e passar para as pessoas lá fora o que presenciei. Foi um aprendizado muito grande para mim", agradeceu.

"Ficamos lisonjeados com a presença do Fabiano na Rádio Vox. Foi muito gratificante, pois ele nos trouxe sua experiência e exemplo de vida, além de histórias divertidas ao longo de sua carreira. Foi um encontro de grande valia para o processo de ressocialização dos internos e uma maneira de trazer esperança e novas expectativas para a vida posterior ao cárcere", ressalta Nelson Merçon, diretor do CDRL.

A Rádio

Criada há cerca de um ano, a Rádio Vox funciona nas dependências do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) e mantém uma programação diária direcionada aos internos da unidade, das 8h às 18h. Os conteúdos são transmitidos para todas as celas, com temas sugeridos pelos próprios presos, muitos deles relacionados à criminalidade e às experiências individuais dos internos, como sexo, álcool, drogas e família.

Dessa forma, o projeto serve como um espaço criativo de comunicação, inclusão e promoção da cultura dentro das unidades prisionais, além de possibilitar o acesso à informação e ao entretenimento para os custodiados. Desde a implementação da rádio, muitas mudanças positivas foram observadas no comportamento dos detentos, como maior noção de disciplina, habilidade no uso de uma linguagem acessível e a interação com os inspetores.

 

Comentários