Confira a programação da 17ª Semana Nacional de Museus no Estado - Jornal Fato
Estadual

Confira a programação da 17ª Semana Nacional de Museus no Estado

Atividades especiais acontecem na Galeria Homero Massena, Sônia Cabral e Museu do Colono


Foto: Divulgação

Com o tema "Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições" tem início nesta segunda-feira (13) e segue até o domingo (19), a 17ª Semana de Museus. No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) participa da programação, com atividades especiais e gratuitas na Galeria Homero Massena, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, ambos no Centro de Vitória; e no Museu do Colono, em Santa Leopoldina. 
De acordo com o gerente de Espaços e Articulação Cultural (GEAC), da Secult, Vinicius Fabio, "é importante destacar o papel social desses espaços públicos culturais e a 17ª Semana de Museus é fundamental para isso. Ações como essa com os museus e as galerias despertam o sentimento de pertencimento nas comunidades e, assim, promovem a presença de mais público prestigiando os espaços e o que é produzido neles."

A programação é alusiva ao Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio. Desde a sua primeira edição em 2003, a Secult participa do evento, que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

 

Confira a programação:

Galeria Homero Massena:
 Lançamento do catálogo e palestra com a artista Cláudia França (17/05)

Lançamento do catálogo e palestra com a artista Cláudia França: "Isso, sobretudo: convivência de estratos temporais na casa, espaço de criação e vivência". A artista ainda fará uma pequena fala sobre as questões norteadoras do seu processo criativo.

Data: Sexta-feira (17)
Horário: 19 horas. 
Local: Galeria Homero Massena, Rua Pedro Palácios, 99, Centro, Vitória. Tel: (27) 3132 8395. 
Entrada franca.

Museu do Colono: Oficina de biscoito Pfefferkuchen

Oficina de confecção de uma receita alemã do biscoito Pfefferkuchen, que leva gengibre, cravo, canela e noz-moscada. 

Data: Quinta-feira (16) e sexta-feira (17)
Horário: 09 horas. 
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1501 casa, Centro, Santa Leopoldina.
E-mail: [email protected]. Tel:(27) 3266-1250. 
Entrada franca.


Palácio da Cultura Sônia Cabral: Palestra "Invisibilidade e Universalidade da Mediação Cultural", de Júlia Rocha 

A palestra com a pesquisadora e professora Júlia Rocha "Invisibilidade e Universalidade da Mediação Cultural" aborda processos de mediação com o público, atenta às questões educativas em espaços expositivos e como os museus se apropriam de objetos e desenvolvem narrativas a respeito das tradições. 

Data: Quarta-feira (15)
Horário: 19 horas. 
Espaço cultural Sônia Cabral, Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, Praça João Clínico, s/nº - Cidade Alta - Vitória. Tel: (27) 3132.8399. 
Entrada franca.

 

Programação completa

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibiliza a programação completa da 17ª Semana de Museus no site. (http://www.museus.gov.br/programacao-da-17a-semana-nacional-de-museus-ja-esta-disponivel/). Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais.

Com o tema "Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições", a 17ª Semana de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Comentários