Campanha de adoção "Esperando Por Você" completa dois anos - Jornal Fato
Estadual

Campanha de adoção "Esperando Por Você" completa dois anos

Pais e filhos que se conheceram por meio do projeto falam sobre amor, generosidade e a importância de desmistificar a adoção


Foto: Divulgação

"Falar sobre Adoção é falar de Amor. Já estávamos há 4 anos habilitados e às vésperas do lançamento da campanha, nós decidimos aumentar a idade no perfil, de 7 para 13 anos. E calhou de o projeto ter tantas crianças nessa faixa etária. E daí tudo aconteceu muito rápido. Eu assisti ao vídeo do meu filho em maio e no mês seguinte eu já estava com a guarda dele. Vai fazer dois anos que meu bebê está aqui. E de lá pra cá todos nós começamos uma vida nova. Ele aprendendo a ser filho. Eu aprendendo a ser mãe. E o Cícero aprendendo a ser pai. A família foi sendo construída a partir do dia em nós nos conhecemos. "

O 'bebê' da Adriana completa 14 anos de idade este ano. É o Thales, o primeiro a encontrar uma família por meio da campanha Esperando Por Você, do Tribunal de Justiça, lançada em maio de 2017. Um menino super bem-humorado, inteligente, que ama futebol, videogame e tem raciocínio rápido para tudo o que é moderno. "Parece que as crianças de hoje já nascem com um chip pra essas coisas!"

Para a mãe é um privilégio ter o Thales como filho. E também é urgente desmistificar a adoção.

"As pessoas têm receio do que pode mudar a vida delas, têm medo do novo. Eu posso dizer que a partir do momento em que o seu coração está aberto para se tornar pai ou mãe, não importa de que caminho vem o filho, se ele vem da sua barriga ou de outra barriga. As surpresas virão, independente da idade que ele chega, se recém-nascido, com 6 anos ou 15 anos. Vêm trabalhos pequenos, grandes e também um amor imenso.

Adoção pede união e aproximação de pessoas que se amam. Foi a campanha Esperando Por Você que nos fez encontrar o Thales. Falo para ele que nós demoramos a encontrá-lo, mas sabíamos que uma hora iríamos encontrar. E ele também sabia disso. Pela nossa crença, essa ligação, já existia. E esse elo não se rompe. É eterno."

Quem também concebeu a filha por meio da campanha, foi a Rosane.

"Nós aguardávamos há cerca de 1 ano e meio no Cadastro Nacional de Adoção. Nosso perfil era de uma menina de 0 a 9 anos. Não tínhamos intenção de adotar uma criança maior. Um dia, pesquisando na internet, sem querer entrei no site do Esperando por Você. Assisti a vários jovens até que apareceu o vídeo da Cleo. E foi amor à primeira vista. Me identifiquei com tudo que ela falava, consegui ver um pouco da adolescente que eu fui".

Hoje, a Cleo tem duas mães. A Rosane e a Paty. E também ganhou um irmão, o João. Ela acorda cedo, vai para a escola e teve que aprender aos 17 anos a andar de ônibus sozinha. O que ela mais gosta é ouvir música.

"A Cleo é uma menina doce, gentil, cooperativa, ri o tempo todo. Tenta aprender e fazer tudo da melhor maneira possível. Tem uma dedicação imensa. E tem medo de decepcionar as pessoas. E eu tento mostrar a ela que não precisa ter esse medo porque errar também faz parte da vida".

De um lado ensinando, do outro aprendendo.

"Aprendi com a Cleo desde a primeira semana, uma lição de amor, generosidade e de perdão muito grande. Percebi quando ela contou a história de vida e de sofrimento, que ela não guardava rancor, nem raiva nem ódio, daqueles que a abandonaram. Ela tem um coração cheio de amor, que é um exemplo como poucos. Ela é a bondade em pessoa".

Para a mãe, o projeto do TJES é importante porque ajuda a desconstruir o preconceito em relação aos jovens que vivem em situação de abrigo. "Muitas pessoas ainda olham para esses adolescentes como se a culpa de estarem ali fosse deles. Mas eles não tem culpa. A maioria tem um passado de risco. A sociedade precisa olhar para eles com outros olhos. E isso é que o Esperando Por Você permite. Ouvir seus sonhos, seus desejos e ver o brilho no olhar dessas crianças, sem preconceito em nossos corações".

E para a Cleo parece que valeu a pena esperar tantos anos pela nova família.

"Eu encontrei uma família perfeita, né? Eu amo muito e não trocaria minha nova família por nada. Todos os momentos com eles são maravilhosos. Eu tenho muito orgulho de ter duas mães. Eu realmente espero que todas as crianças, adolescentes e grupos de irmãos que estão nesse projeto encontrem uma família assim como eu encontrei".

A Campanha Esperando Por Você 

Hoje no Espírito Santo existem 913 pretendentes habilitados para a adoção e 157 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. Desse total, 23,9% tem idades entre 0 e 9 anos e 76,1% tem entre 9 e 18 anos.

Diante desse contexto, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) criou, há exatamente dois anos, a campanha Esperando Por Você. A ideia é incentivar a adoção de crianças e adolescentes que vivem há muito tempo em instituições de acolhimento do estado, especificamente para as crianças mais velhas, os grupos de irmãos e aquelas que possuem alguma deficiência ou condição especial de saúde. 

Somente participam crianças e adolescentes para os quais já tenham sido esgotadas todas as buscas nos cadastros nacional e internacional de adoção. 

Ao longo desses dois anos, foram produzidos 23 vídeos. 07 crianças já vivem com suas novas famílias. A maioria tinha mais de 12 anos, 2 faziam parte de grupo de irmãos e 3 tinham condição especial de saúde. 

Para saber mais, basta acessar a página oficial do Esperando Por Você e também a playlist com os vídeos no youtube.

Comentários