Arquivo Público lança novos livros na 6ª Feira Literária Capixaba - Jornal Fato
Estadual

Arquivo Público lança novos livros na 6ª Feira Literária Capixaba

Haverá também a distribuição das edições 2 e 3 da "Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo"


Dois novos livros da Coleção Canaã, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), serão lançados durante a 6ª Feira Literária Capixaba (Flic-ES). São eles: "Viagens à Capitania do Espírito Santo", de Bruno César Nascimento e "Sobre Política Capixaba na Primeira República", de Nara Saletto. 

Haverá também a distribuição das edições 2 e 3 da "Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo", publicação composta por artigos, entrevistas, resenhas, reportagens e fotografias. O evento será na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nesta quarta-feira (22), às 16h, no estacionamento do Centro de Ciências Exatas (CCE). 

Viagens à Capitania do Espírito Santo


A obra do doutorando em História, Bruno César Nascimento, aborda os 200 anos das expedições científicas ao Espírito Santo empreendidas pelo naturalista francês Auguste Saint-Hilaire e o príncipe germânico Maximiliano Wied-Neuwied. 

O livro traz as impressões desses viajantes que movidos, segundo o autor, pelo espírito cientificista do século XIX e atiçados pelo imaginário mítico que pairou sobre a Europa no que se refere ao Brasil, lançaram-se na natureza e nos povoados capixabas, tornando acessíveis as memórias dos modos de viver, fazer e estar na capitania. 

Segundo o historiador, esses escritos são alguns dos relatos mais citados nos trabalhos que analisam o Brasil, quando se formava enquanto nação. A divulgação na Europa, deste tipo de diário de viagem, se apoiava principalmente na História Natural, tendo como elementos complementares a zoologia, as artes, a botânica e a etnografia.

 "Considerando o grande número de estrangeiros presentes no Espírito Santo, ao longo do século XIX, fica latente a necessidade de se dedicar aos estudos sobre aqueles, que de certa forma, foram os pioneiros desses passos e que dedicaram um novo olhar sobre os espírito-santenses e seus costumes, legando-nos uma série de informações sobre um tempo já há muito distante", ressalta.



Sobre Política Capixaba na Primeira República

O livro "Sobre Política Capixaba na Primeira República", da historiadora Nara Saletto, traz uma apurada pesquisa documental sobre as relações políticas no Espírito Santo no período de 1889 a 1930. A obra reúne análises referentes aos governos, aos partidos, às oligarquias e às alianças e disputas entre os níveis estadual e federal, proporcionando novos elementos para a reflexão sobre os conflitos políticos, bem como quanto às conquistas de novos espaços.

"A instalação da República desencadeou um processo de grande instabilidade política e intensa luta de poder em todos os níveis, do federal ao municipal, envolvendo os grupos políticos, tanto os que participavam do poder ao tempo da monarquia, quanto os republicanos e os militares, estes últimos recém-chegados à cena com grande força, como autores do movimento que pusera fim à monarquia", destaca a autora.

São essas interações, equilíbrios e concorrências entre os diferentes atores sociais que Nara Saletto busca desvendar e também as consequências sociais desses jogos políticos, ampliando e fortalecendo a historiografia do Espírito Santo.

 

Serviço:

Lançamento dos livros "Viagens à Capitania do Espírito Santo", de Bruno César Nascimento e "Sobre Política na Primeira República", de Nara Saletto.

Dia: 22 de maio (quarta-feira)

Horário: 16 horas

Local: 6 ª Feira Literária Capixaba (FLIC-ES) - Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Estacionamento do CCE

As obras serão distribuídas gratuitamente aos participantes.

 

Comentários