Arquiteto apresenta proposta para a Terceira Ponte - Jornal Fato
Estadual

Arquiteto apresenta proposta para a Terceira Ponte

A ideia é a instalação de uma tela de proteção de nylon por baixo da estrutura para que, quando uma pessoa pular, ela fique presa na rede aguardando o resgate


Calmon participou de reunião da Comissão de Infraestrutura - Foto: Tati Beling

Em reunião da Comissão de Infraestrutura nesta segunda-feira (5), o arquiteto Carlos Eduardo Calmon apresentou uma proposta de sistema para inibir tentativas de suicídio na Terceira Ponte. A ideia é a instalação de uma tela de proteção de nylon por baixo da estrutura para que, quando uma pessoa pular, ela fique presa na rede aguardando o resgate. 


Segundo o arquiteto, é uma solução fácil, rápida, de baixo custo de instalação e manutenção e que não alteraria a estética da ponte nem atrapalharia a visão de quem passa pelo local. A ideia foi inspirada em sistema elaborado para a Ponte Golden Gate, localizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A estimativa de custo é de cerca de R$ 5 milhões. 


Para o diretor-geral da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), Antônio Júlio Castiglioni Neto, a opção é viável, mas não eliminaria os casos de suicídio no local, apenas inibiria as tentativas. 


Ele informou que a agência realizou uma consulta pública sobre o tema e recebeu 39 sugestões. Uma delas se destacou: a instalação de uma estrutura semelhante a uma "gaiola", também por baixo da estrutura da ponte. A inspiração também veio da Ponte Golden Gate. Essa opção ficaria cerca de três vezes mais cara que a rede de nylon. 


Essa proposta já foi pré-selecionada e, segundo Castiglioni, se não houver uma solução melhor até o final deste mês, o Estado abrirá processo licitatório para a instalação da estrutura de proteção. "Estamos pensando em uma solução em fibra de vidro com resina. Esse material tem 30% do peso e 80% da resistência do aço inox", explicou o diretor. 


Para Geraldo Dadalto, diretor-presidente da concessionária Rodosol, é preciso ter um pouco mais de paciência para decidir o melhor sistema de prevenção ao suicídio.  Ainda para Dadalto, a decisão de qual é a melhor proposta tem de ser do Corpo de Bombeiros. 


Já para o deputado Marcelo Santos (PDT), presidente da Comissão de Infraestrutura, a melhor proposta apresentada até o momento é a do arquiteto Carlos Eduardo Calmon. "É uma solução boa, bonita e barata", destacou o parlamentar. 
 

Comentários