Governo busca solução alternativa para a Curva da Morte, em Soturno

Custo elevado de construção e manutenção de área de escape com caixa de retenção leva a procura por alternativas financeiramente mais viável

29/08/2024 09:19
Governo busca solução alternativa para a Curva da Morte, em Soturno /Foto: Divulgação

A construção de uma rampa de escape com caixa de retenção para caminhões desgovernados na descida da serra de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim, não deve sair do papel. Ante ao alto custo financeiro para a construção e manutenção da obra, o governo estadual busca alternativas técnicas mais economicamente viáveis para solucionar o problema.

O panorama foi revelado pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), em reunião com empresários, no último dia 16, em Soturno. O governo concluiu o projeto de engenharia e se assustou com o valor de R$ 160 milhões para a construção da estrutura de apenas 4 km de extensão, além de R$ 150 mil mensais para sua manutenção.

Umas das possibilidades durante a reunião foi indicada pelo vereador Léo Cabeça (PSDB): a abertura de desvio na região de São João, o que permitiria aos veículos de carga deixar a ES 164 ? Rodovia Vargem Alta x Cachoeiro ? antes do trecho mais íngreme da serra.

O vice-governador determinou ao superintendente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Itamar Pimenta Júnior que avalie a viabilidade do novo traçado. Uma visita técnica deve ser marcada em breve.

Segundo Léo Cabeça, além da questão financeira, existe o fator tempo para a construção da obra, que levaria anos até ser concluída. Ele explica que a alternativa seria pela Serra da Mariana, no caminho entre Soturno e Gironda, muito utilizada antigamente para chegar a Vargem Alta, com saída na localidade de São João. O relevo é muito menos íngreme do que o problemático traçado da ES-164.

 

TRÁGICO

Mais de 100 vidas já foram perdidas em acidentes na Serra de Soturno, principalmente no trecho popularmente conhecido como ?curva da morte?. De acordo com o DER-ES, só de 2017 até 2023 ocorreram 82 acidentes na região, muitos deles com vítimas fatais.

Na noite da última terça-feira (27), mais uma tragédia foi registrada, com o capotamento de um caminhão carregado de verduras no trecho. O caminhoneiro morreu no local, preso às ferragens.

 

PROJETO

O projeto feito pelo governo abrangia todo o trecho de descida de serra, que se estende desde a BR-262 até Vargem Grande de Soturno, cortando o município de Vargem Alta de Norte a Sul.

As intervenções planejadas seriam um trecho de aproximadamente 4 quilômetros, entre os quilômetros 347 e 351, e incluiriam melhoria de traçado da ES-164, acréscimo de pistas e acostamento, implantação de duas interseções, implantação de área de escape e de área para base de apoio.

A rampa de escape é um dispositivo de segurança rodoviária que visa proporcionar uma área isolada para a frenagem de veículos desgovernados e teria aproximadamente 300 metros de extensão, sendo construída um pouco antes da perigosa "curva da morte". Esse ponto foi escolhido com base em análises técnicas, levando em consideração a topografia da região e o histórico de problemas mecânicos dos veículos nessa área.

A proposta chegou a ser apresentada aos prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e de Vargem Alta, Elieser Rabelo, no final de 2023. Havia otimismo na época, mas, quase um ano depois, a viabilidade financeira do projeto pesou.