Pedra do Frade e a Freira recebe esportes de aventura - Jornal Fato
Esportes

Pedra do Frade e a Freira recebe esportes de aventura

No fim de semana, participantes poderão escolher entre quatro opções , Trail Run, Caminhada Guiada, Mountain Bike e Corrida de Aventura


A Pedra do Frade e a Freira será palco da 2ª etapa do Insanity Mountain. No próximo fim de semana, dias 28 e 29, os participantes da competição poderão escolher entre as quatro opções de modalidades, Trail Run, Caminhada Guiada, Mountain Bike (MTB) e Corrida de Aventura.

A atração esportiva acontece pela primeira vez no local, que tem mais de 600 metros de altitude, clima de montanha e vegetação característica de Mata Atlântica. Oferece aos visitantes belas paisagens e proporciona também o ecoturismo.

A fazenda Timbó Race, onde será a concentração do evento, além de ter sua localização próxima aos cartões-postais Pedra do Frade e Freira e do Pico do Itabira, é propícia para as atrações por apresentar muitas trilhas e estradas.

 

Modalidades

No sábado (28), a partir das 8h, acontece o Trail Run e a Caminhada com o guia. No Trail Run (corrida de trilha), os participantes terão as opções de três percursos, o curto (7 km) e o médio (15 km) que acontecem dentro da arena Timbó e o longo, (30 km) que vai até o alto da pedra. Já a caminhada, com objetivo de lazer, contemplação a natureza, também na pedra do Frade apresenta um percurso de oito quilômetros.

No domingo, é a vez das provas de MTB e da Corrida de Aventura com largada às 8h30. No Mountain Bike (ciclismo de montanha) a categoria será no estilo XCM, com opções de 30 km ou 60 km. Conhecida também como maratona, este tipo de corrida tem como características percursos longos, com trechos que passam por estradas de terra, trilhas e às vezes, até um pouco de asfalto.

Na Corrida de Aventura, que é uma combinação de atividades e os participantes se orientam por um mapa distribuído na hora da competição, serão 4 km de canoagem (no rio Itapemirim), 30 km de pedal e sete de corrida. Os atletas podem se inscrever individualmente, dupla ou quarteto.

"É a primeira vez que acontece uma etapa do Insanity em Cachoeiro. Estamos com boa expectativa de público. Acredito que cerca de 300 inscritos e também as pessoas que comparecem. Através do esporte, tentamos proporcionar momentos de lazer, aventura e alegria entre as pessoas", destacou Bernard Grazziotti, coordenador do evento.

"Este evento inédito na cidade é muito interessante pelo seu formato de aventura e pela promoção do contato com a natureza. Ficamos muito satisfeitos em apoiar e receber uma etapa do Insanity aqui", comentou a secretária de Esporte e Lazer de Cachoeiro, Lilian Siqueira.

 

Frade e a Freira

Com mais de 600 metros de altitude, a formação rochosa se encontra na divisa de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Itapemirim. Um ponto turístico muito visitado e frequentado por praticantes de esporte de aventura.

O nome da rocha surgiu por conta de seu formato que lembra a imagem de um frade e uma freira, como se estivessem um de frente para o outro. E de acordo com a lenda, os religiosos se apaixonaram. Como não podiam viver esse amor, os dois foram transformados em pedra, permanecendo assim unidos e com o amor eternizado.

A Organização pede aos participantes que cheguem a Fazenda Timbó com uma hora de antecedência, pois um ônibus levará até o local onde será a largada das atividades.

O evento conta com o apoio da prefeitura por meio do Edital de seleção de projetos esportivos e de lazer, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Federação Capixaba de Corrida de Aventura (Fccaa), Bombeiros e Polícia Militar do Estado.

 

Insanity Mountain

Dias: 28 e 29 Julho 
Inscrições: www.insanitymountain.com.br
Local: Timbó Race
São José do Frade, Estrada da Gruta, 350 - São José do Frade, Cachoeiro de Itapemirim.

 

Comentários