Morre Jair Bala, ex-jogador cachoeirense que se tornou ídolo no América-MG

Seu início nos gramados foi no Estrela do Norte, quando ainda era criança.

28/12/2022 09:10
Morre Jair Bala, ex-jogador cachoeirense que se tornou ídolo no América-MG /Foto: Reprodução/ Instagram América-MG.

O ex-jogador cachoeirense, Jair Bala, de 79 anos, morreu nesta terça-feira (27), em Belo Horizonte. Ele estava internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seu início nos gramados foi no Estrela do Norte, quando ainda era criança. Ele também passou pelo Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Santos, mas se tornou ídolo quando jogou pelo América-MG. O velório de Jair Bala será realizado na Arena Independência, estádio do América-MG, em Belo Horizonte, das 9h30 às 15h.

Nas redes sociais, Jair Bala recebeu diversas homenagens, entre elas, do prefeito de Cachoeiro Victor Coelho. ?Jair Bala nos deixou. Perde o futebol, ficam a história e o legado de um jogador brilhante que passou por grandes times, como o Flamengo, Botafogo, Palmeiras e o Santos de Pelé, em 1967. Mas, foi no Estrela do Norte, do Seu Zezinho, que o menino Jair despontou e conquistou o mundo. Cachoeiro sempre vai ter orgulho de Jair Bala! Vá em paz, guerreiro!?, escreveu Victor Coelho.

Em nota oficial, o América-MG lamentou a morte de Jair Bala: ?O América Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Jair Félix da Silva, o eterno Jair Bala, ídolo máximo do Coelho, que nos deixou nesta terça-feira, 27 de dezembro de 2022, aos 79 anos de idade?.

 

Trajetória:

Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, Jair Bala iniciou sua trajetória pelo América em 1964. Logo em seu primeiro ano de clube, foi o artilheiro do Campeonato Mineiro e desfilou todo seu talento com a armadura americana. Em sua segunda passagem, já no início da década de 70, deixou seu nome eternizado na história ao ser o craque da inesquecível conquista invicta do Campeonato Mineiro de 1971. Sua trajetória está para sempre na memória americana e seus 78 gols marcados o tornaram o 6º maior artilheiro de todos os tempos do Coelho.

Após sua vitoriosa carreira como jogador, marcada também pela parceria com o Rei Pelé no Santos-SP, Jair Bala deu sua contribuição ao futebol no cargo de treinador. O ídolo também marcou seu nome comandando o América, sendo até hoje o terceiro técnico que mais esteve à frente do time americano: 232 jogos.

Ao fim de sua carreira como jogador, seguiu engrandecendo o pavilhão do América até o fim de sua vida. Uma de suas atribuições foi a de comentarista esportivo, defendendo o Clube por décadas no programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, filial do SBT em Minas Gerais.

Nos últimos anos, Jair Bala vinha lutando e, recentemente, estava internado no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral. O ídolo esteve em coma nesse último mês e, nesta terça-feira, não resistiu.