Jogos Indígenas poderão ser destaque no ES - Jornal Fato
Esportes

Jogos Indígenas poderão ser destaque no ES

Dentre as modalidades esportivas que podem fazer parte dos jogos estão: arremesso de lança, arco e flecha, bodoque (estilingue) ao alvo, luta corporal, salto, zarabatana ao alvo e corrida com tora (tronco de árvore).


Os deputados acataram requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 141/2021, que trata do reconhecimento e prática dos jogos tradicionais dos povos indígenas Tupinikim e Guarani no Espírito Santo. A matéria, de Iriny Lopes (PT), teve a solicitação acolhida durante a sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (4).

A proposição determina que os jogos estaduais sejam organizados a cada dois anos, e que no ano que não acontecer o estadual sejam realizados os jogos locais de cada aldeia com o objetivo de selecionar as equipes que vão disputar o estadual do próximo ano.

De acordo com o PL, a organização das jornadas esportivas deverá ficar a cargo de um comitê composto por um representante de cada aldeia indígena. Dentre as modalidades esportivas que podem fazer parte dos jogos estão: arremesso de lança, arco e flecha, bodoque (estilingue) ao alvo, luta corporal, salto, zarabatana ao alvo e corrida com tora (tronco de árvore).

Com o acolhimento do pedido de urgência, a proposta pode agora compor a pauta da Ordem do Dia da próxima sessão, prevista para esta terça-feira (5), às 15 horas.

Comentários