Feras de esportes radicais demonstrarão modalidades em Cachoeiro - Jornal Fato
Esportes

Feras de esportes radicais demonstrarão modalidades em Cachoeiro

A 1ª Exposição de Esportes de Aventura será de quarta (10) a domingo (14), durante a ExpoSul Rural 2019


- Divulgação/PMCI

Um dos locais de realização da 1ª Exposição de Esportes de Aventura de Cachoeiro, que acontecerá de quarta-feira (10) a domingo (14), durante a ExpoSul Rural 2019, o aeroporto municipal Raimundo Andrade vai receber a presença de três profissionais de esportes radicais de renome nacional, que farão demonstrações de suas práticas.

São os capixabas Tamy Suhet, piloto de paramotor (também conhecido como parafly, é considerado uma adaptação do parapente), Marcelo Ratis, atleta de paratrike (modalidade similar ao paramotor, que combina parapente com trike-veículo motorizado), e o carioca Rodrigo Cricket, praticante de base jump (esporte em que o paraquedista salta de pontos fixos, como penhascos, prédios, antenas ou pontes). 

No evento, porém, os saltos de base jump (diferentemente dos pontos convencionais da modalidade) partirão de decolagens de paratrike.

Piloto há 28 anos, Ratis teve sua formação em Sam Diego (Califórnia), nos Estados Unidos. Formou mais de 150 pilotos, no Brasil e no mundo, e hoje mora na localidade de Cachoeira Alta, no município de Alfredo Chaves, onde trabalha com voo duplo e formação de alunos.

"Essa iniciativa é primordial não só para Cachoeiro, mas para o Espírito Santo, que tem potencial natural para esse tipo de evento. Acredito que deveria ser realizado em outras cidades capixabas, para a divulgação e o crescimento do paratrike. Por isso, minha participação terá como objetivo apresentar a modalidade às pessoas", comentou Marcelo.

Com mais de 25 anos de experiência em várias categorias de aventura, Suhet é a maior referência capixaba no paramotor. Ele integra a equipe brasileira da modalidade, é vice-campeão nacional e acumula participações nos mundiais da França, Polônia e Tailândia. Atualmente, vive em Guarapari e atua na formação de pilotos.

"A iniciativa da prefeitura é fantástica, pois, além de trazer profissionais capacitados, apresenta aos visitantes o que temos de melhor e mais seguro, tanto em termos de atletas, quanto de equipamentos. Esse evento abre portas importantíssimas de possibilidades de turismo de aventuras através dos esportes. Cachoeiro, com essa oportunidade, agrega um grande valor em diversos aspectos. Todos ganham. Cidade, cidadão e esporte", avaliou Tamy.

Já Cricket, que voa há 18 anos, é skydiver e piloto de base jump e wingsuit (considerada por especialistas a modalidade de aventura mais radical do planeta), reside em Castelo, onde ministra curso de base jump. "Eventos como o de Cachoeiro são essenciais, também, para divulgar os esportes radicais para os setores públicos e privados, para atrair e fomentar investimentos e melhorias no turismo e em outras áreas", resumiu Rodrigo. 

"Ao trazer esses profissionais renomados, buscamos tornar mais populares modalidades esportivas que podemos explorar em diversos cenários da nossa cidade. Queremos apresentar Cachoeiro como um destino para quem curte a natureza, o esporte e uma boa dose de adrenalina. Além disso, possibilitaremos à população assistir a espetáculos aéreos dessas três diferentes modalidades", frisou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

Outras atividades no Parque de Exposições

Já no Parque de Exposições de Cachoeiro, local da ExpoSul, os visitantes poderão praticar slackline e se divertir na tirolesa, contando com acompanhamento de profissionais capacitados. O acesso a essas atividades é gratuito.

A Semesp também fará atividades de divulgação, em nove tendas, das práticas de parapente, motocross, moto trilha, escalada, kart, ciclismo e novos esportes olímpicos (skate, surfe e escalada), além de um espaço para informações sobre o programa Nosso Esporte Cachoeiro.

Comentários