Exposição de Esportes de Aventura elevou adrenalina em Cachoeiro - Jornal Fato
Esportes

Exposição de Esportes de Aventura elevou adrenalina em Cachoeiro

O destaque ficou por conta das demonstrações de esportes aéreos realizadas no aeroporto municipal


- Divulgação/PMCI

A 1ª Exposição de Esportes de Aventura de Cachoeiro foi realizada de quarta (10) a domingo (14), durante a ExpoSul Rural 2019. Organizado pela Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), o evento contou com a presença de feras dos esportes radicais com reconhecimento nacional e um público interessado em apreciar e conhecer as práticas.

O destaque ficou por conta das demonstrações de esportes aéreos realizadas no aeroporto municipal Raimundo Andrade. Os capixabas Tamy Suhet e Marcelo Ratis fizeram voos de paramotor (também conhecido como parafly, é considerado uma adaptação do parapente) e paratrike (modalidade similar ao paramotor, que combina parapente com trike-veículo motorizado), respectivamente. Já o carioca Rodrigo Cricket realizou saltos de base jump (esporte em que o paraquedista salta de pontos fixos, como penhascos, prédios, antenas ou pontes).

"O evento ficou muito massa. É mais uma porta que se abre para nós, praticantes de esportes radicais, e um incentivo para que outras pessoas pratiquem aqui na região. Agradeço muito à organização por todo o suporte", comemorou Marcelo Ratis, que é piloto há 28 anos, com formação nos Estados Unidos.

"Achei muito legais as demonstrações. Conheço um pouco das belezas naturais de Cachoeiro e gosto muito de esportes de aventura, o que me motivou a vir. A organização está de parabéns", comentou Fábio Pessanha, que veio de Vitória com a família para prestigiar o evento.

Mais de mil curtiram tirolesa

Além das demonstrações no aeródromo, a Semesp colocou tirolesa e slackline no Parque de Exposições, onde era realizada a ExpoSul, para os visitantes curtirem à vontade, sempre com a supervisão de profissionais. De acordo com a secretaria, somente na tirolesa foram 1.153 crianças.

Houve ainda, no local, atividades de divulgação de esportes como parapente, motocross, moto trilha, escalada, kart, ciclismo e novos esportes olímpicos (skate, surfe e escalada), além de um espaço para informações sobre o programa Nosso Esporte Cachoeiro.

No estande do voo livre, por exemplo, os visitantes puderam conhecer melhor a modalidade em contato com o instrutor Samuel Almeida, que há 16 anos atua na Rampa do Mirante, em Cachoeiro. Ele apresentou vídeos de saltos e equipamentos utilizados no esporte, como paraquedas, parapente e biruta.

"O nosso objetivo foi dar maior visibilidade a diversos esportes de aventura que são praticados em Cachoeiro e região, incentivando mais pessoas a aderirem a essas práticas. O esporte no município se fortalece e o turismo rural, um dos pontos destacados na ExpoSul, também ganha novas opções a serem incrementadas", destaca a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

Mais eventos

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está planejando novos eventos de esportes de aventura para serem realizados ainda este ano em Cachoeiro. Os detalhes deverão ser anunciados em breve.

Comentários