Em plena era digital, cachoeirense de 10 anos é promessa de "futebol de botão"

Heitor Cheibub Mariano compete no 33° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, no Rio de Janeiro, durante "feriadão" de Corpus Christi

05/06/2023 17:16
Em plena era digital, cachoeirense de 10 anos é promessa de "futebol de botão" /Divulgação

Uma mesa oficial do tradicional ?futebol de botão?: tudo começou com, em tempos digitais, o inusitado presente de Natal para uma criança de 10 anos de idade. O garoto, incentivado pelo pai, se entusiasmou com a atividade lúdica e, agora, representa Cachoeiro de Itapemirim no 33º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, durante o ?feriadão? de Corpus Christi, no Rio de Janeiro.

O torneio nacional começa nesta quinta-feira (08) e vai até domingo (11), no centro de eventos do shopping Park Jacarepaguá.  E lá estará Heitor Cheibub Mariano, acompanhado dos pais, Breno Mariano Robles e Wadma Bersácula Cheibub. A família reside no bairro cachoeirense Santa Cecília.  

 

 

A ideia de Breno, professor da área de humanas, de afastar o filho um pouco dos jogos eletrônicos e demais atrativos do telefone celular, está dando certo. Mesmo diante de uma geração cada vez mais digital, boa parte do tempo disponível de Heitor hoje é preenchida com os treinamentos e competições de botão.

Além de Heitor (categoria Sub-18), mais três atletas, que residem na Grande Vitória, representam o Espírito Santo nesta edição do Brasileiro de Futebol de Mesa. São eles: Sérgio Burlamaqui, de 48 anos (Adulto); João Chagas, de 51 anos; e Gerson Gesini, 56 anos (ambos Master).

 

 

 

 

O esporte é totalmente inclusivo, não faz distinção, tanto que aqui no Estado o Sub-18 Heitor joga as competições oficiais e treina com adultos.

É primeira vez dos capixabas (representados pela associação esportiva Futebol de Mesa Independente), na modalidade ?12 Toques?, a de maior destaque no futebol de botão, no ?Brasileirão?. E a do menino Heitor em um torneio nacional.

Quanto à expectativa, o cachoeirense admite que está ?meio nervoso? com o desafio no Rio de Janeiro, entre tantas feras. Mas tem noção do valor desta experiência na construção do caminho para realizar o sonho de ser campeão brasileiro, mesmo que ainda seja o início de tudo.  

 

?Brasileirão?

O 33º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa conta com a participação de grandes clubes do país, como Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Também têm representantes nesta edição do Brasileirão: America, Friburguense, Sport, Náutico, Santa Cruz, Avaí, Londrina e Atlético Goianiense.

A modalidade de disputa é a '12 Toques', regra brasileira reconhecida internacionalmente, para as categorias Adulto, Master e Sub-18. São esperados mais de 200 atletas.

 

por Marcos Leão