Cachoeiro recebe Campeonato Regional de Crossfit - Jornal Fato
Esportes

Cachoeiro recebe Campeonato Regional de Crossfit

O Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz vai ser tomado por cordas, argolas, pneus, elásticos, barras, bolas e muita adrenalina entre os dias 23 e 25


Evento terá aulas abertas ao público e palestras sobre a modalidade - Divulgação/PMCI

O Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz vai ser tomado por cordas, argolas, pneus, elásticos, barras, bolas e muita adrenalina entre os dias 23 e 25 deste mês. É que o local se transformará em um grande box de treinamento para receber o CF Games & Workout, evento de Crossfit e Funcional em Cachoeiro.

O Crossfit surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, e vem ganhando vários adeptos para a manutenção de um modelo de vida saudável ou para competições nos boxes (como são chamados os locais da prática), jogos regionais e até mundiais.

É derivado de vários outros esportes como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso. Envolve diversas práticas variando em alta intensidade, trabalha as capacidades do participante como resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Apresentação das modalidades e campeonato

Na sexta-feira, dia 23, acontecem palestras para esclarecer dúvidas e apresentação das modalidades com profissionais da área e atividades com o público.

No sábado (24), a Educadora Física e Coach Level 2, da Crossfit Cachoeiro, Alessandra Pereira, organizará a primeira competição regional na cidade. O evento reunirá aproximadamente 235 competidores com atletas de Vila Velha, Vitória, Aracruz, Marataízes, Linhares e Rio de Janeiro, que disputarão medalhas e premiação em dinheiro.

Treinos abertos ao público

Dentro da programação, no domingo (25), a partir das 8h, acontecem  os treinos de Funcional abertos ao público, outra atividade dinâmica bastante praticada nas academias.

"O objetivo desse evento é desmitificar a prática de treinamentos de alta intensidade e dar visibilidade ao treinamento funcional. Teremos ótimos temas apresentados no primeiro dia de evento e encerraremos com treinos abertos para que a população possa vivenciar os exercícios que serão organizados por profissionais da nossa cidade", comenta a Secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

As inscrições para participar das palestras e treinos livres de Crossfit e Funcional devem ser feitas pelo site www.cachoeiro.es.gov.br. Os inscritos receberão certificado de participação.

O evento é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), promovido pela Rádio Cidade e conta com o apoio da Unimed Sul Capixaba e da Crossfit Cachoeiro, organizadora da competição.

Cronograma

Dia 23
18h30 - Credenciamento 
19h - Abertura e palestra com Cintia Schiavini 
19h30 -Palestra

20h - Mesa redonda 
Alessandra  Pereira  e  Saulo Oliveira - Conhecendo o Crossfit, Netto Terra - Treinamento Funcional,  Mauro Montenegro -  Programação de movimento no treino Funcional

Dia 24
7h10 - Início da competição de CrossFit
14h - Treino aberto de CrossFit com Saulo Oliveira (60 vagas)

15h - Retorno da competição
19h - Premiação da competição 
22h - Encerramento

Dia 25
8h às 12h- Treinos abertos de Funcional

Palestrantes que conduzirão as atividades:

Cintia Schiavini Beiriz
Educadora Física, Mestre em Educação, Saúde e Meio Ambiente, Pós- graduada em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Funcional, Pós- graduada em Medicina do Esporte e em Treinamento Esportivo pela Faculdade Estatal de Turismo e Esporte de Moscou (Rússia) , Coordenadora do Curso de Educação Física do Centro Universitário São Camilo-ES.

Alessandra Pereira 
Educadora Física, Coach CrossFit Level 2, Treinadora de Levantamento de Peso Olímpico.

Saulo Oliveira Moreira
Educador Físico, Coach CrossFit Level 1 e 2.

Otacílio Macedo Terra Netto
Educador Físico, Pós-Graduado em Treinamento Funcional e em Reabilitação Cardíaca.

Mauro Montenegro Júnior
Educação Físico, Pós-graduando em Treinamento Funcional e Recuperação Músculo esquelética , Pós- graduado em Docência do Ensino Superior  e faixa preta de Jiu-jitsu.

Comentários