Cachoeirenses se destacam em principal ultramaratona do ES - Jornal Fato
Esportes

Cachoeirenses se destacam em principal ultramaratona do ES

Zezinho, com 130 quilômetros e 500 metros, bate recorde das 12 Horas Night Run - Etapa Exército Brasileiro; e Lucas Pinheiro, Bruno César, Edmilson Mothe e Wagner Regino compõem quarteto vice-campeão da prova


- Divulgação

Garra, disciplina nos treinos, autoconfiança e muita paixão pela corrida, para desafiar todos os limites. Na superação de distâncias sobrehumanas, em ultramaratonas, o fator mental prevalece.

Ainda mais quando diz respeito à superação de impressionantes marcas da tradicional prova que encerra o calendário esportivo da modalidade no Espírito Santo.

Para isso, foi preciso correr 130 quilômetros e 500 metros em 12 horas. É o que fez recentemente o cachoeirense José Carlos Paulino de Oliveira.

 

  

O atleta de 47 anos de idade, carinhosamente conhecido como Zezinho, bateu o recorde geral da categoria solo das 12 Horas Night Run - Etapa Exército Brasileiro, realizada no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha.   

A prova, considerada a principal e mais emocionante ultramaratona do Estado, também é disputada em quarteto e sexteto.

E os corredores Lucas Pinheiro, Bruno César, Edmilson Mothe e Wagner Regino, todos também de Cachoeiro de Itapemirim, e da mesma equipe de Zezinho (Corpo e Saúde), compõem o quarteto que emplacou o vice-campeonato.

 

 

Correram, no total, 182 quilômetros; 45,5 quilômetros cada um.  A prova teve início sábado (02), às 18h30, e terminou domingo (03), às 06h30.

Centenas de atletas, de diversas partes do Brasil, costumam participar. O quarteto campeão era composto por fuzileiros navais do Rio de Janeiro.

A competição tem o formato de disputa conhecida como "contra o relógio". Ou seja, são declarados vencedores os atletas que percorrem a maior quilometragem no paradisíaco percurso - privilegiado pelo visual da Baía de Vitória, em meio a remanescente de Mata Atlântica - de cerca de 1,5 quilômetro dentro do 38º Batalhão de Infantaria, durante as 12 horas.

"Há opção de fazer pausas (para se alimentar e hidratar), porém o relógio não para", explica o vice-campeão Lucas Pinheiro, corredor de rua de alta performance há três anos e meio, que exalta o orgulho de representar Cachoeiro no pódio.  

Vence as 12 Horas Night Run - Etapa Exército Brasileiro, portanto, quem consegue dar mais voltas no trecho. Gigante desafio pessoal, que não é superado sem união e espírito esportivo, contudo.  

 

"Ultraman": Zezinho (à direita) e seu treinador, Emerson

 

 

 

por Marcos Leão 

 

 

Comentários