Cachoeirense tenta vaga na Seleção Brasileira de Corrida de Montanha

Ele, que está em terceiro lugar no ranking nacional, participa de seletiva em outubro

17/08/2023 10:08
Cachoeirense tenta vaga na Seleção Brasileira de Corrida de Montanha /Fotos: Tharsis Furtunato

O cachoeirense Raphael Carneiro Ferreira, de 20 anos, tenta uma vaga na Seleção Brasileira de Corrida de Montanha. Ele, que está em terceiro lugar no ranking nacional, participa de seletiva em outubro. A prova será realizada em Forno Grande, Castelo. Da disputa, sairão quatro atletas para integrar a equipe do Brasil.

?Estou ansioso, estou me preparando muito?, comenta, animado, o corredor.

O interesse pelos esportes começou cedo, aos oito anos de idade jogava futebol no Atlético de Itapemirim. Aos 13, foi para o Estrela, tradicional clube de Cachoeiro de Itapemirim. Mais tarde, aos 14, resolveu mudar de prática esportiva, no entanto.

?Eu não me identificava mais com o futebol, por isso, mudei para a corrida. No começo praticava sozinho?, revela Raphael.

O interesse pelo esporte seguiu com o cachoeirense no momento de escolher qual curso superior fazer. Ele optou por Educação Física.

Já na vida acadêmica, iniciou estágio na academia Corpo e Saúde. No local, era auxiliar do educador físico Emerson Mathielo, que o assessorava nos treinos de corrida.

Com 19 anos, viu um post no Instagram do atleta Felipe Silva. Na postagem, o integrante da Seleção Brasileira de Corrida de Montanha oferecia chances para quem quisesse ser monitorado por ele.

Assessoria que é feita de forma on-line. Raphael segue uma tabela, atualizada mensalmente. Felipe Silva acompanha o desempenho do atleta cachoeirense através do aplicativo do relógio inteligente que o cachoeirense utiliza.

O treinamento consiste em três partes. Durante a semana, condicionamento físico e treino. Aos fins de semana, corrida nas montanhas.

 

Provas

 

 

Ao todo, Raphael Carneiro Ferreira já participou de 10 provas. Com destaque para seletiva da seleção brasileira, realizada em março deste ano, no Pico da Bandeira. A prova percorreu um circuito de 27 quilômetros.

Nos dias 13 e 14 de julho, participou da disputa sul-americana de 20 quilômetros. Esta prova foi dividida em corrida vertical e de ganho, que é quando o percurso fica acima do nível do mar. Em Cachoeiro, participou por duas vezes - em 2022 e 2023 - das 10 Milhas do Mármore e Granito.

Raphael se despontou nas competições, alcançando o pódio - sempre em primeiro ou segundo lugar.

 

Patrocínio

Em cada prova que participa o cachoeirense gasta em média R$ 1 mil. Este custo se dá em inscrições, transporte, alimentação e hospedagem. Com apenas dois patrocínios, na maioria das vezes Raphael tem que tirar do próprio bolso o dinheiro para competir.

Por conta do alto custo para ele, o atleta pede a colaboração de quem se interessar. ?Preciso de mais ajuda?.

Quem quiser saber mais sobre o corredor e ajudá-lo, pode entrar em contato pelo Instagram (pelo endereço @carneirorapha03), ou por telefone (21) 99752-4553.