Cachoeirense é segundo do ranking nacional de corrida de montanha

Raphael Carneiro sagra-se vice-campeão do circuito brasileiro sub-23. Com resultado, jovem atleta espera ser convocado para seleção brasileira da modalidade

18/10/2023 16:53
Cachoeirense é segundo do ranking nacional de corrida de montanha /Fotos: Tharsis Furtunato

Cachoeirense de 20 anos de idade, Raphael Carneiro se destacou na etapa final do circuito brasileiro de corrida de montanha 2023, realizada recentemente no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo. Sagrou-se vice-campeão em sua categoria (sub-23).

A prova foi dividida em dois dias. Na sexta-feira (13), houve o quilômetro vertical, quando os corredores iniciam o percurso no cume da montanha e finalizam no pico. A distância percorrida é de seis quilômetros.

Já no sábado (14), os atletas percorreram 21 quilômetros, sendo quase metade do percurso composto por subidas e descidas.

Participaram, no total, 200 corredores. No ranking geral da competição, Raphael ficou com a 16ª colocação.

No decorrer do ano, o atleta participou da seletiva da seleção brasileira, da disputa sul-americana de 20 quilômetros e da 10 Milhas do Mármore e Granito.

Em todas as provas Raphael arrasou, ficando sempre em primeiro ou segundo lugar. Agora, no próximo dia 29, o desafio é a Meia Maratona de Vila Velha.

 

 

Expectativa

Raphael Carneiro fecha o ano competitivo em segundo lugar no ranking nacional. Com esta colocação, espera ser convocado para a seleção brasileira de corrida de montanha.

Um dos critérios é estar entre os dez primeiros no ranking. A lista oficial sai em março do próximo ano.

 

Treino e apoio

O jovem cachoeirense é treinado pelo também atleta de corrida de montanha Felipe Silva, por consultoria on-line. Já a parte física é responsabilidade de James Costa.

Para custear o material, gastos com deslocamento, inscrição e estadia nos locais das provas, Raphael conta com o apoio do vereador Vandinho da Padaria e do dentista Fabrício Pessini.