Athletico detona árbitro capixaba estreante que anulou gol de Vidal

Clube reclama que Arthur Gomes Rabelo (ES) vê "mão fantasma" em lance do volante chileno: é "inacreditável"

16/08/2023 10:33
Athletico detona árbitro capixaba estreante que anulou gol de Vidal /Foto: reprodução/Rede Furacao

A estreia do árbitro capixaba Arthur Gomes Rabelo na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol rendeu críticas a ele, feitas pelo Athletico após a anulação do gol do volante chileno Arturo Vidal. Apesar de vencer o Cuiabá por 2x0 na noite de terça-feira, no fechamento da 19ª, em seu estádio, os athleticanos não perdoaram o estreante, que viou mão do volante no lance, após ser chamado pela arbitragem de vídeo.

O gol saiu quando o Athletico já vencia por 1x0 quando, aos 6 minutos do segundo tempo, o meia cuiabano Raniele vacila e a bola sobra, na entrada da área para Vidal, que a deixa quicar, ajeita o corpo e, da alutra da meia lua, manda por cobertura, no ângulo direito do goleiro O Walter. Golaço.

O árbitro capixaba aponta para o meio-campo, em gesto que confirma o gol. Porém, o VAR, comandado por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP), interfere. E, depois de rever o lance no monitor, Arthur Gomes Rabelo decide anular o lance, apontando leve toque de mão do autor do gol.

?Inacreditável. O árbitro que nunca apitou uma Primeira Divisão encontrou um toque fantasma na mão do Vidal?, se manifestou o Athletico, nas redes sociais. O gol a mais faria o time superar o Fluminense na tabela de classificação do campeonato e entrar na zona de classificação para a Libertadores, o que acabou acontecendo depois, quando Zapelli fez o 2 a 0.

 

EXPERIÊNCIA

Apesar de ser a primeira aparição de Arthur Gomes Rabelo em jogo de primeira divisão, ele já tem experiência em divisões inferiores. Apenas neste ano, o árbitro da CBF desde 2021 trabalhou em 12 jogos: seis da Série B, três da Série C e dois da Copa Verde e um da Copa do Brasil. Nos anos anteriores atuou em partidas das séries C e D, além de campeonatos estaduais.

A pouca rodagem em jogos de primeira divisão também tangenciou crítica do técnico Wesley Carvalho. ?Merecemos grandes árbitros para apitar grandes espetáculos. Esperamos que tenhamos árbitros novos, mas que estejam preparados?, disparou.

Tanto o clube como treinador nada disseram sobre a participação fundamental do árbitro Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP), que do alto de toda sua experiência, no comando do VAR, foi fundamental para que o estreante capixaba mudasse a decisão de campo em desfavor do rubro-negro.