Winston: referência de empreendedorismo - Jornal Fato
Especial

Winston: referência de empreendedorismo

Lauro, Winston Roberto e Ricardo administram longeva empresa de transporte e logística


- Ronaldo Santos

Polo econômico da região sul capixaba, Cachoeiro de Itapemirim sedia alguns dos mais longevos empreendimentos de sucesso do Estado, cuja história serve de inspiração para as novas gerações de empresários locais.    

Neste seleto rol está a Winston Transportes, fundada há 54 anos pelo cachoeirense Winston Roberto Soares Vieira Machado, a partir da necessidade de transportar combustível para a rede de postos que a sua família administrava.

Atualmente com capacidade de operação em todo o território nacional, a Winston trabalha para fornecer aos seus clientes projetos customizados de logística, baseando-se no transporte rodoviário de carga, armazenagem e distribuição adequada do produto, que possibilitem redução de custos.

Fazendo jus ao seu lema: ética, competência e credibilidade, a empresa participou, dentro de seu ramo de atuação, da construção de alguns dos mais expressivos empreendimentos industriais e de infraestrutura capixabas - nada menos do que Companhia Siderúrgica de Tubarão, Aracruz Celulose, "Segunda Ponte" e "Terceira Ponte" (em Vitória), entre outros.   

 Consolidada no mercado por conta de sua longa trajetória de qualidade no trabalho desempenhado, presta serviço para empresas de porte mundial e nacional, como Petrobras, Samarco e Nassau. 

Ainda na direção-geral da Winston Transportes, Winston Roberto faz questão de dizer que ela nasceu como empresa individual e cresceu como empresa familiar. Demonstra orgulho ao afirmar que trabalhou para criar sucessores e não herdeiros: a competência comprovada pelos seus filhos Ricardo e Lauro, desde muito jovens integrados à rotina da firma, são a prova disso.

Sempre comprometida com valores sociais e ambientais, a Winston, garante o diretor-geral, oferece à sua equipe de profissionais as melhores condições de trabalho, adotando práticas de desenvolvimento profissional, segurança e preservação ambiental.

"Nós somos uma empresa que tem 150 funcionários, mas aqui dizemos que, além de ser uma empresa familiar, a Winston é uma empresa família, que tem funcionários muito antigos... há até os que se aposentaram aqui e ainda continuam", diz.

O empresário credita grande parte do sucesso à perseverança. "Tem que ser perseverante, não desistir nas primeiras dificuldades que surgem pela frente, porque dificuldade vai surgir a vida inteira. E você tem que ter habilidade para contorná-las", ensina.

Observando o atual cenário da economia brasileira, Winston Roberto conclui: "estamos atravessando uma crise muito duradoura e muito grave. Além de ser financeira, é uma crise ética, moral... e isso afeta tudo e a todos. Crises financeiras já existiram muitas e outras virão, temos que superá-las, lutando, batalhando, porque não tem como ter vitória sem ter luta".  

 

 

 

  

 

Comentários