Retrospectiva FATO - Outubro: Eleições definiram rumos do Espírito Santo - Jornal Fato
Especial

Retrospectiva FATO - Outubro: Eleições definiram rumos do Espírito Santo

Em âmbito nacional, o pleito eleitoral dividiu o Brasil.


O governador Renato Casagrande (PSB) foi reeleito. Às 19h09 do dia 30, saiu o resultado.  O socialista teve 1.171.288 (53,80%) votos válidos, enquanto seu oponente, Carlos Manato (PL) recebeu 1.006.021 (46,20%) votos. Foi a primeira vez em 28 anos que o pleito chegou ao segundo turno no Espirito Santo, já que a expectativa de eleição do atual governador e seu vice, Ricardo Ferraço (PSDB), já no primeiro turno, foi frustrada em 3 de outubro.

Naquele dia, saíram vitoriosos candidatos com base eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim, que vão ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa na próxima legislatura: o médico Bruno Resende (União), o vereador Allan Ferreira (Pode), Wellington Callegari (PL). E o único reeleito, Theodorico Ferraço (PP).

Por outro lado, não conseguiram se reeleger o deputado estadual Marcos Mansur (PSDB), Coronel Quintino (PDT), Marcos Madureira (PP) e Emílio Mameri (PSDB), que também têm atuação política mais forte no sul do Espírito Santo.

O sul do Estado viu sua representatividade cair pela metade na Câmara Federal. O deputado Evair de Melo (PP), foi o terceiro mais votado e único eleito na região. A outra deputada, Norma Ayub (PP), não conseguiu a reeleição.

Na disputa pelo Senado, Magno Malta (PL) obteve 821.189 votos, chegando a 41,95% dos votos validos, contra 747.104 da segunda colocada, Rose de Freitas (MDB), que teve 38,17%.

 

BRASIL

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito no dia 30 presidente do Brasil com 60.341.333 votos - o equivalente a 50,90% dos válidos. No dia 1º de janeiro de 2023, ele assume o terceiro mandato não consecutivo à frente do Palácio do Planalto e se torna o político mais vezes levado ao comando do Poder Executivo pelo voto direto na história da República.

O atual presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, obteve 58.203.620 votos - 49,10 % dos válidos. No primeiro turno, ocorrido em 2 de outubro, Lula havia obtido 48,4% dos votos, contra 43,2% de Bolsonaro.

 

 

Novo cangaço em Santa Leopoldina

O mês de outubro também ficou marcado pela caça aos bandidos que atacaram, em 30 de setembro, a bancos em Santa Leopoldina. Assaltantes de São Paulo e da Bahia fortemente armados fizeram um caminhoneiro refém, atiraram contra casas, explodiram três bancos, roubaram dinheiro e fugiram.

A ação foi classificada pela polícia como um crime do tipo "novo cangaço", em que criminosos cercam pequenas cidades para praticar assaltos. Cinco criminosos morreram em confronto com a polícia e seis foram presos nos dias que se seguram ao crime.

Entre os presos estão 4 capixabas de uma mesma família, responsáveis por fornecer apoio material e dar fuga aos criminosos. A maior parte do dinheiro foi recuperada.

Comentários